Banca de DEFESA: SEBASTIAO GALENO PEREIRA FILHO

DISCENTE: SEBASTIAO GALENO PEREIRA FILHO
DATA: 23/06/2017
LOCAL: Sala de Videoconferência do PPGCC
TÍTULO: Uma nova metodologia para simulação de protocolos de controle de congestionamentos de veículos em cenários de larga escala que utilizam traces de tráfego
PALAVRAS-CHAVES: Redes veiculares. congestionamentos de tráfego. traces de tráfego real
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

O crescente número de veículos nas cidades, principalmente nos grandes centros urbanos, provoca alguns problemas de mobilidade. Um desses problemas é o congestionamento de trânsito que causa stress aos motoristas, grandes prejuízos financeiros para o país e prejuízos ambientais relacionados à emissão do dióxido de carbono (CO2). Para auxiliar na detecção e redução de congestionamentos têm sido propostos Sistemas Inteligentes de Transportes utilizando redes veiculares. As redes veiculares (VANETs - Vehicular Ad hoc NETworks) são um tipo especial de rede móvel ad hoc (MANET, Mobile Ad hoc NETwork) cuja principal característica é a capacidade dos veículos comunicarem entre si. Assim, por meio das redes veiculares, pode-se criar aplicações para gerenciar os congestionamentos de tráfego existentes e consequentemente reduzir o tempo de viagem dos veículos. Contudo, para atestar que esse tipo de aplicação é eficiente e pode ser utilizada por milhões de motoristas ao redor do mundo é preciso certificar-se que esta aplicação funciona, validando-a por meio de experimentos reais ou mais próximos de um ambiente real. De acordo com a literatura consultada, os experimentos que utilizam cenários reais e traces de tráfego vêm sendo uma alternativa aos experimentos reais para validar aplicações de monitoramento e controle de congestionamentos de tráfego. Apesar do uso de traces ser uma ótima maneira de validar esses protocolos em redes veiculares, existem alguns desafios nesses experimentos que devem ser mencionados: a escolha do cenário e trace adequado, a escolha da região e faixa de tempo do trace que será simulado. Por causa desses fatores nem todos cenários e traces podem ser adequados para validar as aplicações que gerenciam congestionamentos de tráfego, além do longo tempo necessário para realizar todas as simulações dos experimentos. Com isso, a proposta deste trabalho de mestrado é propor uma nova metodologia para simulação de protocolos de controle de congestionamentos de veículos em cenários que utilizam traces. Esta metodologia visa identificar as melhores áreas do cenário, melhores momentos do trace para serem utilizados e, principalmente, diminuir o tempo de simulação dos experimentos. Além disso, apresenta-se um estudo de caso utilizando a metodologia proposta que apresenta resultados para as diferentes regiões do cenário, caracterizando-as de acordo com a quantidade de veículos, velocidade dos veículos e níveis de congestionamentos das vias.

Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 1632667 - ANDRE MACEDO SANTANA
Interno - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Externo à Instituição - MARIO ANTONIO MEIRELES TEIXEIRA - UFMA