Banca de QUALIFICAÇÃO: FELIPE SARAIVA DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FELIPE SARAIVA DA COSTA
DATA: 31/08/2018
LOCAL: a definir
TÍTULO: Estudo de Avaliação de Desempenho de Disseminação de Dados Geocast em Cenários Realísticos
PALAVRAS-CHAVES: Redes veiculares, SDVN, VANET
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação

Redes Veiculares (VANETs) tornam a comunicação entre veículos uma realidade. No entanto, problemas podem surgir devido aos nós que formam tais redes estarem em constante movimento. Recentemente, autores sugerem o uso da abordagem SDN (Software Defined Network) no ambiente veicular, o que deixaria as VANETs mais adaptáveis e menos sucetíveis a problemas de confiabilidade. Essa abordagem também permite o uso de diferentes tecnologias de comunicação além do padrão 802.11p (WAVE), no caso o LTE. As VANETs que utilizam SDN são chamadas SDVNs (Software Defined Vehicular Network) e também possuem um controlador que mantém o estado da rede. Uma das necessidades das VANETs é a disseminação de informações relevantes apenas para regiões específicas, ao qual é dado o nome geocast. Tais protocolos servem para disseminar mensagens como condições de uma via, existência de bloqueios/desvios, ou acidentes, por exemplo. O uso de SDVN permite que protocolos de disseminação de mensagens possam atuar de forma adaptativa, escolhendo a melhor estratégia a ser utilizada dependendo da quantidade de veículos na região. Neste trabalho é proposta a avaliação de um protocolo geocast que faz uso da abordagem SDVN para disseminação dos dados, comparando-o com outros protocolos da literatura. Nesta avaliação é feita a análise do protocolo em um cenário de real, além de serem avaliados o impacto das mensagens trocadas com a antena/controlador LTE e a influência de obstáculos, como prédios e casas, no comportamento do protocolo.

Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 2619458 - ERICO MENESES LEAO
Interno - 1732950 - JOSE VALDEMIR DOS REIS JUNIOR
Notícia cadastrada em: 20/08/2018 09:58