Banca de QUALIFICAÇÃO: JORDÃO FRAZÃO SOARES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JORDÃO FRAZÃO SOARES
DATA: 07/01/2021
LOCAL: Sala virtual
TÍTULO: Metodologia de baixo custo para realizar eye tracking utilizando regiões de interesse durante a realização de atividades de educação inclusiva
PALAVRAS-CHAVES: Eye Tracking. Educação Inclusiva. Rede Neural Convolucional.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação

A área da educação possui desafios a serem enfrentados devido à variedade de aptidões erestrições dos estudantes. Para tornar a educação inclusiva, é necessário que os métodostradicionais de ensino sejam incrementados, permitindo a participação efetiva de toda apopulação. Diante deste cenário, uma das técnicas promissoras apresentadas na literaturae na educação inclusiva é oeye trackingdo estudante. Esta técnica permite que o profissi-onal educador conheça o comportamento ocular do estudante ao realizar atividades nocomputador. De maneira geral, esta técnica é realizada com uso de produtos comerciais oucom métodos pouco acessíveis para os profissionais de educação. Neste contexto, o presentetrabalho propõe uma metodologia de baixo custo para estimar a região de interesse doolhar do estudante usando apenaswebcamde um notebook comum. Para isso, utiliza-seuma Rede Neural Convolucional que classifica as imagens dos olhos do usuário e retornaqual a região de interesse durante a realização da atividade proposta. Os resultados obtidosnos experimentos iniciais denotam que o modelo treinado é eficaz na classificação dasimagens e que tal método tem potencial para ser utilizado no desenvolvimento de umaferramenta aplicável à educação inclusiva.

Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 1579396 - RODRIGO DE MELO SOUZA VERAS
Interno - 1350246 - KELSON ROMULO TEIXEIRA AIRES
Externo ao Programa - 337.861.178-29 - PRISCILA BENITEZ - UFSCAR