Diante do cenário de pandemia causada pela COVID-19 e necessidade de isolamento social, o uso das TDIC na educação foi bastante requisitado. Com isso, observou-se a necessidade da evolução de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é aprimorar a tecnologia de rastreamento ocular para detecção de região de interesse do usuário proposta por (SOARES, 2021) com auxílio de técnicas de processamento de imagens para realizar rastreamento ocular em ambientes carentes de iluminação com precisão. Com as informações do interesse do aprendiz, educadores podem ajustar práticas pedagógicas para possibilitar um aprendizado mais significativo. Mas no cenário atual de educação a distância em que os educandos estão espalhados em diversos lugares e com variadas condições de iluminação dos ambientes, fazer rastreamento ocular pode ser um desafio. Nessa perspectiva, este trabalho almeja examinar se o processamento e clareamento de imagens obtidas em ambientes com pouca iluminação favorece o rastreamento ocular. Vale mencionar que trabalhos relacionados indicam que a classificação com imagens carentes de iluminação nesse cenário de obtenção de informações do movimento ocular é um desafio.