Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: JAMES DA LUZ DIAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JAMES DA LUZ DIAS
DATA: 10/12/2021
HORA: 08:30
LOCAL: meet.google.com/iyi-hrut-mrn
TÍTULO: Avaliação de desempenho de técnicas de processamento de imagens com baixa iluminação para potencializar o rastreamento ocular na detecção da região de interesse.
PALAVRAS-CHAVES: Rastreamento ocular. Detecção da região de interesse. Processamento de imagens. Imagens com baixa iluminação. Educação.
PÁGINAS: 60
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Ciência da Computação
SUBÁREA: Sistemas de Computação
RESUMO:

Diante do cenário de pandemia causada pela COVID-19 e necessidade de isolamento social, o uso das TDIC na educação foi bastante requisitado. Com isso, observou-se a necessidade da evolução de práticas pedagógicas. Nessa perspectiva, o objetivo deste trabalho é aprimorar a tecnologia de rastreamento ocular para detecção de região de interesse do usuário proposta por (SOARES, 2021) com auxílio de técnicas de processamento de imagens para realizar rastreamento ocular em ambientes carentes de iluminação com precisão. Com as informações do interesse do aprendiz, educadores podem ajustar práticas pedagógicas para possibilitar um aprendizado mais significativo. Mas no cenário atual de educação a distância em que os educandos estão espalhados em diversos lugares e com variadas condições de iluminação dos ambientes, fazer rastreamento ocular pode ser um desafio. Nessa perspectiva, este trabalho almeja examinar se o processamento e clareamento de imagens obtidas em ambientes com pouca iluminação favorece o rastreamento ocular. Vale mencionar que trabalhos relacionados indicam que a classificação com imagens carentes de iluminação nesse cenário de obtenção de informações do movimento ocular é um desafio. 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1632612 - ANDRE CASTELO BRANCO SOARES
Interno - 1350246 - KELSON ROMULO TEIXEIRA AIRES
Interno - 1579396 - RODRIGO DE MELO SOUZA VERAS
Externo ao Programa - 375.523.843-87 - ANSELMO CARDOSO DE PAIVA - UFMA
Notícia cadastrada em: 06/12/2021 15:59
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 25/04/2024 09:07