Banca de DEFESA: RUBENS DE CARVALHO ALMONDES

TÍTULO:

Aplicação Matemática no Mecanismo de Pesquisa do Google

PALAVRAS-CHAVES:

Mecanismo de busca do Google; PageRank; Álgebra Linear.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Neste trabalho trataremos de forma simplificada os conceitos matemáticos envolvidos em um dos algoritmos utilizados no sistema de classificação das páginas pelo Google: o PageRank. Abordaremos de maneira informal, a ideia de se atribuir uma pontuação de importância para às páginas da internet e posteriormente formalizaremos matematicamente, com o auxílio da Álgebra Linear, bem como do ponto de vista probabilístico. Um dos objetivos do presente trabalho é estimular os estudantes ao aprendizado de temas como Matrizes, Determinantes e Sistemas de Equações Lineares tendo como plano de fundo a internet, a qual possui uma presença quase que constante na vida dos alunos e assim servir como fonte de inspiração para o aprendizado da matemática.

Presidente - 1466111 - PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
Interno - 1716897 - CARLOS HUMBERTO SOARES JUNIOR
Externo à Instituição - ANTONIO FRANCISCO DE OLIVEIRA VELOSO - IFPI
Notícia cadastrada em: 01/08/2016 17:20