Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA

DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS DA SILVA
DATA: 12/04/2013
LOCAL: AUDITÓRIO DA FÍSICA (CCN)
TÍTULO:

A Importância do Ensino da Metrologia no Ensino da Trigonometria

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-aprendizado. Matemática. Metrologia. Trigonometria

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A necessidade de medir e de quantificar é inerente à natureza humana e confunde-se com a própria história das civilizações. A constituição da metrologia enquanto ciência deu-se da necessidade de se organizar os sistemas de medições para atender aos avanços tecnológicos que demandavam medições cada vez mais precisas. Porém, mesmo com toda relevância da Metrologia, ciência que auxilia vários campos da atividade humana, como a saúde, a ciência, a tecnologia, dentre outras áreas, o que se percebe é que o ensino da Metrologia não tem o espaço merecido nos conteúdos programáticos do Ensino Médio, em especial no ensino da Matemática, disciplina que requer informações metrológicas para o seu pleno desenvolvimento. Assim, este trabalho objetiva ressaltar a importância da metrologia para a promoção de um ensino-aprendizado mais significativo para o aluno, apresentando de que forma o seu conhecimento pode contribuir para o ensino da Matemática, mais especificamente no âmbito da trigonometria. Para tanto, será apresentado um percurso teórico que contempla um histórico das medições, a definição e divisões da metrologia e concepções acerca do ensino-aprendizado da Matemática. Será discutida, ainda, a história da trigonometria e as implicações do ensino da metrologia no ensino da trigonometria que facilitam o entendimento por parte dos alunos das unidades que essa utiliza.

Presidente - 1466114 - JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
Interno - 1453126 - JUSCELINO PEREIRA SILVA
Interno - 1466111 - PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
Notícia cadastrada em: 12/04/2013 13:53