Banca de DEFESA: FRANCISCO NELSON BELCHIOR FERNANDES DE CARVALHO

DATA: 31/10/2018
LOCAL: auditório Prof. Dr. João Benício de Melo Neto
TÍTULO: UMA ANÁLISE ESTATÍSTICA DO PROGRAMA CIDADE OLÍMPICA EDUCACIONAL
PALAVRAS-CHAVES: Cidade Olímpica, Olimpíadas, Obmep, Canguru, Estatística Descritiva.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

As olimpíadas de matemática foram criadas com o propósito de incentivar o estudo de matemática entre os alunos e de descobrir novos talentos para as ciências. Nesse sentido a Secretaria Municipal de Educação de Teresina criou, em 2012, o Programa Cidade Olímpica Educacional. O presente trabalho tem como objetivo fazer uma análise estatística dos resultados do Programa Cidade Olímpica Educacional nas olimpíadas de matemática. Bem como, mostrar a relação entre o Cidade Olímpica e as olimpíadas de conhecimento e descrever os projetos desenvolvidos na área de matemática. Inicialmente apresentou-se as olimpíadas de matemática das quais o programa participa; em seguida descreveu-se a evolução histórica do Cidade Olímpica, com destaque para a inserção de oficinas profissionalizantes para atender aos pais. No capítulo seguinte, relatou-se os projetos matemáticos de construção do teodolito com isopor, campeonato de pipas, desenho geométrico, Geogebra e cubo mágico. Na sequência, apresentou-se a estatística descritiva como metodologia utilizada, descrevendo as medidas de posição central: moda, média e mediana e as medidas de dispersão: variância e desvio padrão. Finalmente, fez-se uma análise estatística dos resultados obtidos nas olimpíadas de matemática, tecendo um comparativo entre os resultados dos alunos do município de Teresina que fazem parte do Programa e dos que não fazem parte, separando os resultados por olimpíadas. E dessa forma, constatou-se um crescimento regular do ganho de medalhas por parte dos alunos participantes do Cidade Olímpica.

Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Interno - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Externo ao Programa - 1566432 - FERNANDO FERRAZ DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 23/10/2018 17:53