Notícias

Orientações para a segunda fase do ENA 2021 para ingresso no PROFMAT-UFPI

Para realizar a prova no dia 20 de fevereiro

 

  1. O acesso à prova será através do Sistema de Inscrição

https://ena.profmat-sbm.org.br

utilizando o CPF como login e a senha cadastrada.

  1. Após fazer o login, clique em EXAME VIRTUAL na barra superior para entrar no ambiente de prova. O horário limite para o acesso é 13:45:00.

  2. Entre 13:45:00 e até 14:00:00 (horário de Brasília), clique no link para entrar no próximo ambiente do Exame.

  3. Capture sua foto até, no máximo, 14:00:00 (horário de Brasília). A partir deste horário, você não poderá realizar a prova caso não tenha capturado a foto.

  4. Afaste sua webcam para que enquadre seu rosto, as folhas de resposta e o local que utilizará para escrever, e aguarde o início.

  5. Tenha certeza, com antecedência, que possui os Requisitos básicos para fazer a prova

● ser administrador da máquina;

● sistemas operacionais Windows7 ou superior, MacOS 10.10 ou superior;

● browsers e versões mínimas suportadas (em ambos os sistemas operacionais): Google Chrome versão 63 ou superior e Firefox 52 ou superior;

● conexão de Internet: 1 Mbps ou superior;

● recomendado, ao menos, 500MB de RAM livre para execução da aplicação;

● teclado português (Brasil ABNT ou ABNT 2);

● Webcam e microfone.

  1. Alguns fatores podem causar instabilidades e problemas no navegador. É recomendável que, com antecedência,

- faça todas as atualizações pendentes em seu equipamento;

- reinicie o computador;

- abra apenas o navegador (browser) em que irá realizar a prova;

- certifique-se que o navegador está autorizado a acessar a câmera;

- verifique que a lente da câmera está desimpedida e limpa;

- veja se a iluminação do ambiente está adequada;

- no navegador, mantenha aberta apenas a aba que esteja realizando a prova.

  1. Certifique-se que possui bateria no notebook ou nobreak com carga suficiente para realização da prova e serviço de internet móvel com dados suficientes em caso de ocorrer falha de conexão ou queda de energia. Essas possíveis desconexões serão monitoradas e analisadas para a avaliação da legitimidade da ocorrência.

 

Sobre a prova


  1. Ao acessar a plataforma online e durante a realização da prova, o candidato não poderá utilizar telefone celular, equipamentos eletrônicos, fones de ouvido, livros, apostilas e anotações de qualquer natureza, sob pena de ser desclassificado.

  2. Exatamente às 14 horas (horário de Brasília) a prova iniciará. Serão exibidas todas as 6 (seis) questões que compõe a prova.

  3. A duração da prova é de 1h30min (uma hora e trinta minutos).

  4. Você somente poderá entregar a prova após decorridos 30 minutos do início.

  5. Cada candidato poderá utilizar até 7 (sete) folhas de papel A4, 6 para respostas e uma para rascunho. Você poderá imprimir e utilizar os modelos em anexo ou pode escrever as informações nelas constantes em folhas em branco.

  6. Cada questão deverá ser respondida em uma única página de folha A4, utilizando caneta esferográfica de tinta azul ou preta, não sendo permitido o uso de qualquer corretivo. Utilize uma folha para cada questão

  7. No alto de cada folha deverá constar, seu nome completo, CPF, instituição e assinatura (veja modelo anexo).

  8. É permitida a utilização de uma, e apenas uma, folha A4 para rascunho. No alto desta folha deve estar escrito Folha de Rascunho e a identificação do item anterior.

  1. Após capturar a foto, e antes do início da prova as 14 horas, você deverá enquadrar na sua câmera os dois lados de todas as 7 folhas que serão utilizadas na prova. A qualquer momento da prova, o fiscal poderá solicitar que enquadre novamente as folhas na câmera.

  2. Somente para o rascunho, o candidato poderá utilizar lápis, lapiseira/grafite e borracha.

  3. Durante a realização da prova não é permitido o uso de régua, esquadro, compasso ou transferidor, máquina calculadora, nem qualquer forma de consulta bibliográfica a livros, impressos, manuais, anotações ou suportes eletrônicos de informação, tais como computadores, agendas eletrônicas, máquinas fotográficas, telefones celulares, tablets ou quaisquer outros.

  4. O fiscal poderá enviar mensagens durante a prova, elas aparecerão na sua tela. A comunicação é unidirecional, isto é, você não poderá enviar mensagens a ele.

  5. Você deverá permanecer com sua Webcam e microfone ligados durante toda prova.

  6. Deverá manter seu rosto e as folhas de resposta e o local que utilizará para escrever bem visíveis pela Webcam de seu computador ao longo de todo o tempo de prova. A não visualização do rosto do candidato e das folhas de reposta e do local utilizado para escrever, em qualquer momento da prova, poderá desclassificar o candidato.

 

 Término da prova


  1. Após transcorrida 1h30 min, o candidato deverá parar de preencher as folhas de respostas, sob pena de ser desclassificado do exame. As imagens gravadas serão utilizadas para verificação.

  2. Ao terminar a prova, enquadre cada folha contendo as respostas na câmera por cerca de 5 segundos. Serão concedidos até 2 (dois) minutos extras para este procedimento.

  3. Em seguida, e dentro desses 2 minutos clique em “Finalizar prova”.Após este momento, é vedada qualquer correção ou complementação das respostas, sob pena de eliminação do certame.

  4. Mantenha a página do navegador aberta até concluir o envio das respostas, enquanto realiza os procedimentos para o envio das respostas.

  5. Candidatos que terminarem a prova antes de transcorrida 1h30min, deverão seguir os passos 2) e 3) e iniciar os procedimentos para o envio das respostas.

 

Envio de suas respostas


  1. A partir do momento que clicar em “Finalizar prova”, você pode utilizar o telefone celular para enviar as respostas.

  2. Você conta com 20 (vinte) minutos para enviar para concluir o envio das respostas.

  3. Assegure-se que as folhas de respostas e o celular estejam sendo enquadradospela webcam durante os procedimentos abaixo.

  4. Em seu celular acesse

https://ena.profmat-sbm.org.br/envia_questoes/

  1. O login e senha são os mesmos da plataforma do ENA.

  2. Você poderá prosseguir nesse ambiente somente após concluído os passos do tópico anterior (Término da prova).

  3. Clique em Arquivo, e em seguida selecione uma das opões para capturar a imagem.

  4. Selecione a questão a que se refere a imagem selecionada no item anterior.

  5. Clique em Enviar.

  6. Repita os passos 7, 8 e 9 até enviar todas as 6 respostas.

  7. Na tela irão aparecendo registros das questões enviadas.

  8. Após o envio das 6 questões, aparecerá o botão ASSINALAR COMO “FINALIZADO”. Clique nele para encerrar o envio das respostas.

  9. Caso essa solução seja incompatível com seu celular, e só nesse caso, o procedimento a ser adotado seguinte:

    1. fotografe as questões com o aplicativo de câmera que vem com seu celular;

    2. localize as seis fotos correspondendo às imagens das suas respostas na galeria do seu celular e envie em uma única mensagem para o e-mail da instituição informado no Anexo 1 do Edital: profmat@ufpi.edu.br

  10. Volte ao seu navegador em seu computador ou notebook e clique em FINALIZAR EXAME, em até 20 minutos após ter clicado em “Finalizar prova” no seu navegador.

Notícia cadastrada em: 18/02/2021 21:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 28/03/2024 06:21