Banca de DEFESA: CLAUDIO DE SOUSA GALVÃO

DATA: 09/08/2013
LOCAL: Auditório da Matemática
TÍTULO:

O Ensino de trigonometria por meio de Situaçõs-Problemas subsidiado pela teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud.

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Matemática, Trigonometria, Topografia, Campos Conceituais ade Vergnaud.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Este trabalho de pesquisa está fundamentado teoricamente pela Teoria dos Campos Conceituais de Gerard Vergnaud, e tem como principal objetivo propor uma metodologia para o ensino de trigonometria que pode contribuir para uma construção significativa dos conceitos envolvidos no campo conceitual da trigonometria, tal metodologia poderá ser utilizada principalmente em escolas técnicas onde a disciplina de Topografia faz parte da grade curricular dos cursos técnicos, para que a mesma seja utilizada como estimulo, como o caso dos alunos do segundo ano do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio do Instituto Federal do Tocantins campus Araguatins. Esta pesquisa surgiu devido uma a dificuldade para o ensino de trigonometria associado a dificuldade que os alunos enfrentam na disciplina de topografia, devido o fato de não terem domínio sobre os campos conceituais da trigonometria e pelo fato do PCN afirmar que: “...especialmente para o indivíduo que não prosseguir seus estudos nas carreiras ditas exatas, o que deve ser assegurado são as aplicações da Trigonometria na resolução de problemas que envolvem medições, em especial o cálculo de distâncias inacessíveis e na construção de modelos que correspondem a fenômenos periódicos...”, portanto este trabalho tem o objetivo de apresentar uma metodologia para que o aluno ao final consiga realizar o cálculo de distâncias inacess íveis e entendimentos de fenômenos periódicos. A teoria dos campos conceituais de Vergnaud salienta que a situação- problema que dá sentido aos conceitos, e o professor como mediador deve construir situações problemas, que estejam dentro da zona de desenvolvimento proximal dos alunos, para isto é importante que o mesmo realize uma verificação de conhecimentos prévios para que consiga obter êxito no processo ensino aprendizagem. E através dela que o aluno tem condições de explicitar os seus conceitos-em-ação e transformá-los em conceitos científicos. Sendo assim, para que o processo de pesquisa ocorresse, foi planejada e executada a verificação dos conceitos prévios dos alunos por meio de um questionário, que serviu de base para a construção e elaboração de situações problemas, nas quais os alunos, de forma individual poderiam explicitar os invariantes operatórios e invariantes do conceito e construir novos conhecimentos. Com esta pesquisa pode ser observado ao final, a importância da verificação dos conhecimentos prévios que os alunos carregam em sua estrutura cognitiva para que o professor saiba como desenvolver situações problemas dentro da zona de desenvolvimento proximal dos alunos e também pode ser verificada a importância do papel do professor como mediador dos processos de ensino e de aprendizagem, promovendo o aluno por meio de situações problemas, as mais variadas possíveis, que simulem a realidade para que ganhem sentido estes conteúdos por fim pode ser verificada uma considerável aprendizagem significativa e ampliação dos conhecimentos relacionados ao campo conceituais da trigonometria por parte dos alunos, em especial ao cálculo de distâncias inacessíveis e ao entendimento de fenômenos periódicos.

Interno - 1466114 - JEFFERSON CRUZ DOS SANTOS LEITE
Presidente - 1716923 - LIANE MENDES FEITOSA SOARES
Externo à Instituição - PEDRO ANTONIO SOARES JÚNIOR - UESPI
Notícia cadastrada em: 30/07/2013 10:33