Banca de DEFESA: FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUSA BEZERRA

DISCENTE: FRANCISCO DAS CHAGAS DE SOUSA BEZERRA
DATA: 25/02/2022
LOCAL: Google meet
TÍTULO: Abordagem do pensamento estatístico no livro didático de Matemática da rede estadual do Maranhão sobre medidas de tendência central
PALAVRAS-CHAVES: BNCC, Pensamento Estatístico, Medidas Descritivas
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho, tem o propósito de realizar uma análise do conteúdo de medidas de tendência central, da coleção de livros, escolhido no PNLD 2021 do Ensino Médio, no estado do Maranhão, sob uma perspectiva voltada ao pensamento estatístico a ser desenvolvido no ensino e aprendizagem da estatística descritiva no Ensino Médio. Dessa forma, foi analisado se a obra escolhida contempla todas as etapas, apresentadas pelo estudo de Wild e Pfannkuch (1999) necessárias, para o desenvolvimento do pensamento estatístico: reconhecimento da necessidade de dados, transnumeração, considerações a respeito da variação, conhecimento do contexto, conhecimento estatístico e síntese. A obra antes de aprovada passou pelo crivo da BNCC e a mesma prevê que para o desenvolvimento de habilidades relativas à Estatística, os estudantes tenham oportunidades não apenas de interpretar estatísticas divulgadas pela mídia, mas, sobretudo, de planejar e executar pesquisa amostral, interpretando as medidas de tendência central, além de comunicar os resultados obtidos por meio de relatórios, incluindo representações gráficas adequadas. A metodologia utilizada na pesquisa foi a análise documental e os resultados apontam que no conteúdo de medidas de tendência central a obra analisada, alcança parte das categorias do desenvolvimento do pensamento estatístico, ficando evidentes a transnumeração e o conjunto distinto de modelos. Foi identificado que a obra não contempla a primeira categoria em nenhuma de suas atividades ou exemplos propostos, ficando assim, necessário que o professor de matemática faça esse trabalho junto a seus alunos. Porém, ela oferece aos estudantes do ensino médio uma oportunidade de vivenciar a estatística não somente através de fórmulas, tabelas e gráficos, mas também de investigar, explicar e justificar as soluções apresentadas para os problemas, com ênfase nos processos de argumentação matemática, como prevê a BNCC. Além disso, foi proposta uma metodologia de ensino voltada à contemplação de todas as categorias de formação do pensamento estatístico usando uma atividade do livro didático.

Presidente - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Interno - 1331064 - ISAIAS PEREIRA DE JESUS
Externo à Instituição - ROBERTO ARRUDA LIMA SOARES - IFPI
Notícia cadastrada em: 24/02/2022 15:26