Banca de DEFESA: CARLITO ROCHA OLIVEIRA

DISCENTE: CARLITO ROCHA OLIVEIRA
DATA: 31/08/2023
LOCAL: Auditorio da Matemática
TÍTULO: SAEB NO MARANHÃO: Uma análise estatística dos resultados de 5° e 9° anos do Ensino Fundamental no período de 2005 a 2021
PALAVRAS-CHAVES: Análise Estatística; IDEB; Proficiência em Matemática; Proficiência em Língua Portuguesa.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

O presente trabalho apresenta uma análise estatística dos resultados do SAEB no estado do Maranhão no período de 2005 a 2021, no qual são analisadas as proficiências em Língua Portuguesa, Matemática e IDEB das séries 5o e 9o anos do Ensino Fundamental nos 217 municípios do estado. Inicialmente é discorrido sobre o IDEB, apresentando o seu conceito histórico e a forma de como é calculado. Em seguida, fez-se uma breve abordagem sobre a estatística básica como principais tipos de gráficos, principais medidas e os testes utilizados para fazer inferência nesse trabalho. Os dados do SAEB, foram coletados do portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP. Após a coleta dos dados, fez-se o uso do Software RStudio para o processamento e análise das informações, onde foi analisado o comparativo entre as variáveis proficiências médias em Matemática e em Língua Portuguesa e das notas do IDEB, nas séries 5° e 9° anos do Ensino Fundamental, entre todos os municípios maranhenses, sendo criados tabelas e gráficos para a apresentação dos dados. Para a análise dos dados foram realizados testes estatísticos. O principal interesse de estudo foi analisar a evolução dessas variáveis no Maranhão ao longo dos anos de 2005 a 2021, comparando os dados do Maranhão com os dados de Balsas, e mesmo com o s resultados de Balsas sendo superiores aos do Maranhão ao longo dos anos de SAEB, ambos observou-se evolução nas escalas de proficiência em Língua Portuguesa e Matemática, saindo do nível insuficiente no ano de 2005 para o nível básico no ano de 2021. Por fim, foi verificado que todos os índices analisados sofreram redução de 2019 para 2021, fato este que pode ser justificado fato este que aconteceu num cenário totalmente diferente, onde a grande maioria das escolas, tinham suas aulas ministradas de forma remota, em decorrência da pandemia do COVID-19.

Externo ao Programa - 3475405 - CLEIDE MAYRA MENEZES LIMA
Externo à Instituição - SISSY MARIA DE SOUSA BRAZ - UFDPar
Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Notícia cadastrada em: 07/08/2023 16:20