Banca de DEFESA: JOÃO PAULO MARTINS CAMPELO

DISCENTE: JOÃO PAULO MARTINS CAMPELO
DATA: 11/08/2023
LOCAL: Auditório da Matemática
TÍTULO: Jogos Matemáticos para Desenvolvimento Cognitivo: Uma Visão Neuropsicopedagógica.
PALAVRAS-CHAVES: Jogos Matemáticos, Desenvolvimento Cognitivo, Neuropsicopedagogia, Ensino Fundamental, Ensino Médio.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A presente dissertação explora a relevância dos jogos matemáticos no desenvolvimento cognitivo dos alunos do ensino fundamental e do ensino médio, com ênfase na neuropsicopedagogia. O estudo aborda a resistência de alguns educadores ao uso de jogos em sala de aula e destaca a necessidade de formação adequada dos professores para implementar esses recursos didáticos efetivamente. Para responder à questão de pesquisa, o trabalho realiza uma revisão bibliográfica sobre o tema, identifica os jogos matemáticos mais utilizados por meio da metodologia iDEAl (CUNHA, 2017) e suas contribuições para o desenvolvimento cognitivo, além de propor atividades envolvendo jogos matemáticos. Esta pesquisa contribui para a compreensão de como os jogos matemáticos podem ser uma ferramenta pedagógica eficaz para o desenvolvimento cognitivo, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa.

Interno - 2238934 - ANTONIO KELSON VIEIRA DA SILVA
Externo à Instituição - FABRÍCIO BRUNO CARDOSO - CENSUPEG
Interno - 2801415 - KELTON SILVA BEZERRA
Presidente - 2475819 - MANOEL VIEIRA DE MATOS NETO