Banca de DEFESA: FERNANDO GUALBERTO SILVA SOARES

DISCENTE: FERNANDO GUALBERTO SILVA SOARES
DATA: 30/08/2023
LOCAL: Auditório da Matemática
TÍTULO: Análise estatística multivariada de dados educacionais: Uma abordagem para evasão e abandono escolar
PALAVRAS-CHAVES: Educação, BNCC, Dados Educacionais, Matemática, Análise Multivariada.
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

A proposta da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) é estabelecer um conjunto de aprendizagens fundamentais que devem ser desenvolvidas por todos os estudantes, independentemente da região do país ou da rede de ensino em que estejam matriculados. Isso visa assegurar uma educação de qualidade, equitativa e que atenda às necessidades da sociedade contemporânea. É fundamental que as unidades de ensino do país capitaniadas pelos seus gestores tenham acesso a dados que possam ajudar a monitorar a aplicação da BNCC. Como são geradas muitas informações educacionais, uma análise univariada contemplando somente aspectos quantitativos, pode não ser o suficiente para descrever o panorama educacional e verificar a completude da execução das propostas apresentadas na BNCC. Dessa forma, o presente estudo tem por objetivo apresentar, de maneira didática, uma análise multivariada de grandes conjuntos de dados educacionais. No estudo a metodologia de agrupamento K-means possibilitou descrever que a taxa de evasão apresentou menor variação para o ano de 2018, que o estado de Pernambuco apresentou maior taxa de mé dia de horas aula para rede pública de ensino, evidenciou que os ensinos da rede pública e privada possuem aspectos diferenciados, que o ensino público no Estado do Ceará para ano de 2022, apresentou similaridade ao ensino privado do Estado São Paulo. A metodologia auxiliou na identificação das variáveis que contribuíram para que o grupo dos estados do Rio Grande do Norte, Pará e Bahia apresentassem alta dissimilaridade em relação aos demais estados da unidade federativa do Brasil.

Presidente - 1642449 - JACKELYA ARAUJO DA SILVA
Interno - 2801415 - KELTON SILVA BEZERRA
Interno - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Externo ao Programa - 3475405 - CLEIDE MAYRA MENEZES LIMA