Banca de DEFESA: FÁBIO PINHEIRO LUZ

DATA: 29/04/2014
LOCAL: Auditório da Matemática
TÍTULO:

O uso de Equações Diofantinas Lineares na resolução de problemas de preparação Olímpica

PALAVRAS-CHAVES:

Olimpíadas de Matemática, Equações Diofantinas Lineares, Engenharia Didática.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

É inegável que várias situações do dia a dia recaem em problemas que podem ser modelados através das equações diofantinas lineares. Diante disso, o trabalho em questão visou investigar a importância do uso de equações difantinas lineares na resolucão de problemas utilizados em preparação olímpica para alunos recém ingressos no curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal do Piauí, Campus Floriano. Para isso, foi identicado o perfil destes alunos ingressos, sendo feito um pré-teste, que avaliou os seus conhecimentos a respeito do tema, depois uma abordagem do conteudo através de uma ofcina e ao final, aplicados dois testes para avaliar o desempenho final dos alunos, utilizando para isso a Engenharia Didatica. Os resultados da pesquisa confirmaram uma melhoria signicativa dos alunos nas resoluções das questões e na aprendizagem do tema proposto.

Externo à Instituição - AFONSO NOBERTO DA SILVA - UESPI
Presidente - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Interno - 1466111 - PAULO ALEXANDRE ARAUJO SOUSA
Notícia cadastrada em: 14/04/2014 23:52