Banca de DEFESA: AMSTERDÃ LOPES DE OLIVEIRA

TÍTULO:

Ensino de Estatística no Ensino Médio: uma aplicação no 3º ano para os aluno

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de Estatística, Tabelas de Frequência, Gráficos.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática

Esta dissertação trata de uma aplicação de Estatística través de um projeto no Ensino Médio da escola pública CE. Dr. Carlos Magno Duque Bacelar, na cidade de Coelho Neto - MA. Este projeto apresenta duas metodologias de ensino aplicadas para dois grupos: a primeira é feita de forma bem tradicional, usando somente os recursos básicos (livro didático, quadro e pincel) e a outra é realizada através de seminário, consulta em revistas matemáticas, internet, outros livros didáticos, pesquisa de campo, slides, etc. Fizemos a seleção destes dois grupos atavés de um pré-teste com 10 questões objetivas do ENEM. Em seguida foi descrita todas as etapas do projeto, sendo que posteriormente os dois grupos foram submetidos a um pós-teste para avaliar o quanto evoluíram durante o projeto. Por fim, foi feita uma análise detalhada das notas e do desempenho obtidos pelos alunos de ambos os grupos nos testes. Para tal análise, foram utilizados além dos gráficos e tabelas, os testes de hipóteses.

Interno - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Externo ao Programa - 1547660 - LYA RAQUEL OLIVEIRA DOS SANTOS
Presidente - 2373567 - VALMARIA ROCHA DA SILVA FERRAZ
Notícia cadastrada em: 30/07/2014 17:26