• O sistema entrará em processo de atualização de funcionalidades às 13:45. Pedimos a todos que salvem seus trabalhos para que não haja transtornos.
    Agradecemos a compreensão, em 15 minutos o sistema estará de volta.
Notícias

Banca de DEFESA: ANTONIO FRANCISCO CANUTO DO NASCIMENTO RODRIGUES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO FRANCISCO CANUTO DO NASCIMENTO RODRIGUES
DATA: 25/03/2015
HORA: 10:00
LOCAL: sala 251 - Departamento de Matemática
TÍTULO:

O uso de Materiais Manipulativos e Jogos através de oficinas: Uma proposta para o ensino de Geometria


PALAVRAS-CHAVES:

Material Manipulativo, Jogos, Geometria, Oficinas.


PÁGINAS: 81
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Este trabalho teve como objetivo verificar se o uso dos materiais manipuláveis e dos jogos utilizados como estratégia de ensino, são mais eficientes para o aprendizado dos alunos nas aulas de Geometria do que as aulas apresentadas no formato tradicional. Esta pesquisa foi desenvolvida com os alunos do 1º ano do ensino médio da Unidade Escolar Estadual Professor Sebastião Vasconcelos Sobrinho, no município de Tianguá - Ce, no 2º semestre de 2014. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizados os seguintes procedimentos: Pesquisa de campo, onde procuramos colher informações sobre o tema, utilizando para isso livros, revistas, artigos, documentos e sites que abordam o assunto em questão; análise documental e pesquisa bibliográfica, onde neste momento, nosso objetivo foi verificar o histórico da escola onde se realizou a investigação e as notas dos boletins dos alunos que fizeram parte da pesquisa e por fim, realizamos duas oficinas de geometria e uma de trigonometria utilizando materiais concretos e jogos onde o objetivo nesta fase foi verificar e comparar o rendimento com o dos outros alunos que permaneceram no formato tradicional para podermos avaliar a eficiência do método. O referido trabalho está estruturado em seis capítulos. O primeiro faz um estudo sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. No segundo capítulo, tratamos do ensino de Geometria e seus entraves. No terceiro capítulo, destacamos a importância da utilização dos jogos no processo de ensino e aprendizagem da Matemática/Geometria. O quarto capítulo ressalta a importância em se trabalhar com o material concreto e suas vantagens. O quinto capítulo trata da pesquisa de campo, onde são apresentados os resultados da pesquisa. No sexto e último capítulo sugerimos algumas oficinas utilizando jogos ou material manipulativo. Ao final, são apresentadas as considerações finais, onde percebemos uma significativa diferença de aprendizagem e melhoria nos rendimentos dos alunos quando trabalhamos os conteúdos de maneira lúdica.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALBERTO CUNHA ALVES - IFPI
Interno - 1224804 - JURANDIR DE OLIVEIRA LOPES
Presidente - 2300874 - MARIO GOMES DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 18/02/2015 09:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb03.ufpi.br.sigaa 18/04/2024 13:47