Notícias

Banca de DEFESA: AMANDA SOBRINHO COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA SOBRINHO COSTA
DATA: 27/10/2021
HORA: 10:00
LOCAL: Virtualmente
TÍTULO: SOBRE A IDEIA DE SUPERAÇÃO NO ZARATUSTRA DE NIETZSCHE
PALAVRAS-CHAVES: Friedrich Nietzsche
PÁGINAS: 73
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
SUBÁREA: Ética
RESUMO:

Desde seus primeiros escritos, Friedrich Nietzsche (1844-1900) faz uma crítica radical dos valores morais, apontando especialmente a partir de Zaratustra, a necessidade de uma radical transvaloração de todos os valores. A partir dessa obra, o termo transvaloração se torna tema recorrente na filosofia de Nietzsche, constituindo-se como chave fundamental para se compreender seus escritos posteriores. A ideia de transvaloração unida a ideia de superação surge como um projeto para se rever os ideais propagados no Ocidente e superá-los. É através de sua personagem principal, Zaratustra, que Nietzsche retoma seu projeto de transvaloração, aprofundando os elementos conceituais que passa a caracterizar tal projeto nessa última fase de seu pensamento. Depois de dez anos de seu retiro nas montanhas, Zaratustra se vê transformado e pretende em seu declinar das montanhas, compartilhar de sua sabedoria para que outros homens sejam também transformados: “Vê! Aborreci-me minha sabedoria, como a abelha que juntou mel em excesso; preciso de mãos que para mim se estendam.”

A presente pesquisa se centrará então, em analisar esse processo de transvaloração, tal como descrito no Zaratustra, com o intuito de investigar se é possível identificar a presença de dois processos distintos de superação em tal movimento, um subjetivo (auto superação) e outro cultural (transvaloração cultural).


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - FELIPE SZYSZKA KARASEK - IMED
Presidente - 1764151 - JOSE ELIELTON DE SOUSA
Interno - 021.673.499-12 - SOLANGE APARECIDA DE CAMPOS COSTA - UESPI
Notícia cadastrada em: 13/10/2021 11:45
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 18/04/2024 22:54