Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSE SANTANA DA ROCHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JOSE SANTANA DA ROCHA
DATA: 22/03/2018
LOCAL: Sala 14, do Espaço Integrado 1, UFPI
TÍTULO: AVALIAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA UFPI: OS EGRESSOS DO MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE (2007 A 2017).
PALAVRAS-CHAVES: Políticas públicas, Avaliação, Stricto Sensu, MDMA, UFPI
ÁREA: Ciência Política

Este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Piauí (MDMA/UFPI) na atuação profissional de seus egressos no período de 2007 a 2017. Haja vista que nas duas últimas décadas é crescente o número de Instituições de Ensino Superior que adotam Programas de acompanhamento de seus egressos a fim de obter um diagnóstico de como esses egressos estão inseridos no mercado de trabalho. Nestes termos, esta pesquisa visa estudar, especificamente, o MDMA/UFPI com o intuito geral de procurar analisar como tal Programa tem contribuído na atuação profissional de seus ex-alunos. A sustentação teórica foi baseada em levantamento literário sobre alguns aspectos históricos e a estrutura das políticas públicas aplicadas no ensino superior no Brasil especialmente na pós-graduação stricto sensu em nível nacional, regional e local. A metodologia utilizada na pesquisa trata-se da descritiva-quantitativa como o uso do método estatístico probabilístico estratificado, considerando uma amostra mínima por turma de ex-alunos. Como ferramenta de coleta dos dados, utilizar-se-á um questionário online semiaberto, enviado pera o endereço eletrônico (E-mail) de cada egresso durante o mês de abril de 2018. Em relação a amostra a ser pesquisada, será a aleatória simples estratificada, com no mínimo 82 respostas a serem analisadas de uma população total de 177 indivíduos considerando uma margem de confiança da pesquisa de 95% e de erro de 8%, segundo o cálculo amostral demonstrado pela ferramenta Raosoft Sample Size Calculator.

Presidente - 1167736 - ANA BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS SERAINE
Externo à Instituição - ANTONIO JOAQUIM DA SILVA - IFPI
Interno - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Notícia cadastrada em: 15/03/2018 10:27