Banca de QUALIFICAÇÃO: JANAYNA GOMES DA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JANAYNA GOMES DA CUNHA
DATA: 21/03/2018
LOCAL: Sala 14, do Espeço Integrado 1-UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, Planalto Ininga,Teresina-PI
TÍTULO: As Ouvidorias Públicas como instâncias de participação e controle social: Análise em uma instituição de ensino superior.
PALAVRAS-CHAVES: Ouvidoria; Participação; Autonomia, Controle Social; Administração Pública.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

O objetivo desta proposta de pesquisa assenta-se em analisar o papel da ouvidoria da UFPI na viabilização da participação e do controle social na Administração Pública. O lócus deste estudo é, portanto o Instituto de Ouvidoria interna da UFPI, instância de participação que se insere no contexto da Administração Pública democrática. Autores como Gomes, Lyra e Cardoso deram suporte à fundamentação teórica sobre o tema. A metodologia aplicada é predominantemente qualitativa, a delinear-se pelo método de estudo de caso, com utilização de análise documental, observação sistemática, aplicação de entrevistas e questionários a fim de traçar o diagnóstico organizacional em resposta ao seguinte problema de pesquisa: Qual o papel da ouvidoria da UFPI na viabilização da participação e do controle social na Administração Pública? Uma proposta de estruturação formal à ouvidoria interna da UFPI também será apresentada com base na análise de atos normativos de 39 ouvidorias de universidades públicas federais, além da legislação e manuais do governo federal. A escolha da temática pautou-se pelo potencial destas instâncias em contribuir para o processo de democratização da gestão pública, o que vai ao encontro das diretrizes defendidas pela instituição lócus da pesquisa e também por a ouvidoria ser considerada pela gestão da UFPI como instrumento de controle social.

Presidente - 1291400 - DENIS BARROS DE CARVALHO
Interno - 2202532 - FABIANA RODRIGUES DE ALMEIDA CASTRO
Externo ao Programa - 1776339 - FRANCISCO FRANCIELLE PINHEIRO DOS SANTOS
Notícia cadastrada em: 20/03/2018 14:11