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Banca de DEFESA: VALBERTO BARROSO DA COSTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: VALBERTO BARROSO DA COSTA
DATA: 30/11/2018
HORA: 16:30
LOCAL: Sala 14, do Espeço Integrado 1-UFPI, Campus Ministro Petrônio Portella, Planalto Ininga,Teresina-PI
TÍTULO: OS ASPECTOS QUE FACILITAM E DIFICULTAM A EXECUÇÃO DE FCS DURANTE A IMPLANTAÇÃO DE UM ERP ACADÊMICO NO SETOR PÚBLICO
PALAVRAS-CHAVES: Fatores Críticos de Sucesso, ERP acadêmico, Implantação ERP.
PÁGINAS: 140
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração
SUBÁREA: Administração Pública
ESPECIALIDADE: Organizações Públicas
RESUMO:

A aquisição e o uso de Enterprise Resource Planning (ERP) pelas organizações públicas ou privadas têm aumentado consideravelmente nos últimos anos. Tal expansão se deve pela busca das instituições por maior integração de seus processos, disponibilidade de dados e informações em tempo real, e modernização da entidade frente aos avanços tecnológicos. Em paralelo ao crescimento de sistemas ERP pelas organizações, é necessário um maior e melhor planejamento antes, durante e após a implantação do Sistema da Informação (SI) a fim de se alcançar qualidade e sucesso em seu uso. Contudo, estudos aplicados no setor público sobre o tema ainda são raros, ao contrário do que ocorre no setor privado, originando lacunas teóricas que demandam maior atenção. O presente trabalho visou a identificar aspectos que facilitam e que dificultam nos projetos de implantação de um SI no setor público. Esta pesquisa teve como objetivo a identificação de aspectos que facilitam e que dificultam a execução de FCS durante a implantação de um ERP acadêmico no setor público. Foram aplicadas entrevistas com indivíduos advindos tanto do viés técnico, quanto do viés de negócio do projeto objetivando avaliar a execução dos Fatores Críticos de Sucesso (FCS) apontados na literatura como fundamentais para o êxito em tais projetos. Após a obtenção e análise dos dados as entrevistas foram realizadas, gravadas e, posteriormente, transcritas para serem categorizadas em aspectos que facilitaram e em aspectos que dificultaram a implantação dos módulos. Além da categorização foi feita a inserção dos mesmos dados no IRAMUTEQ que auxiliou o pesquisador deste estudo no tratamento dos dados através das análises que o software fornece. Foram utilizadas 2 análises, dentre as que o aplicativo oferece, sendo elas a Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Os resultados obtidos foram elencados no capítulo 4 deste trabalho e representaram o total de 29 aspectos que dificultaram e 15 aspectos que facilitaram a execução dos 10 Fatores Críticos de Sucesso estudados neste trabalho. Dentre os que dificultaram foram evidenciados a falta de planejamento, de processos de negócio e de infraestrutura adequada dentro da instituição, dentre outros. Dentre os que facilitaram pode-se citar a proatividade dos envolvidos, boa relação e articulação entre os envolvidos, experiências anteriores e proximidade física, dentre outros.

 

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Interno - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Externo à Instituição - THIAGO CARVALHO DE SOUSA - UESPI
Notícia cadastrada em: 21/11/2018 15:04
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.instancia1 10/08/2020 03:00