Banca de DEFESA: JOÃO LUIZ TRINDADE DE AZEVEDO

DISCENTE: JOÃO LUIZ TRINDADE DE AZEVEDO
DATA: 24/03/2022
LOCAL: Defesa online - Link https://meet.google.com/xpe-hyjg-iee
TÍTULO: Avaliação e Monitoramento do Plano de Combate à Evasão dos Estudantes do PROEJA do Instituto Federal do Maranhão
PALAVRAS-CHAVES: Evasão; Avaliação de políticas públicas; PROEJA; IFMA.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Este trabalho analisa como é realizado o monitoramento e avaliação da política de combate à evasão do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Esse tema é importante, pois, ao elaborar o seu Plano Institucional de Ações Estratégicas (PIAE), o Instituto considerou a elaboração de um plano de permanência como de alta prioridade mesmo com a existência do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção Escolar com o objetivo de reduzir a evasão. Para a pesquisa foi analisado o Plano Institucional de Combate à Evasão/Retenção Escolar do IFMA, o Documento Orientador para a Superação da Evasão e Retenção na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e outros documentos como os Planos de Desenvolvimento Institucional do IFMA 2014-2018 e 2019-2023 e o Acórdão n° 506/2013 do Tribunal de Contas da União. Foram realizadas, também, entrevistas com a Coordenadora do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito em 2021 e com um membro desse grupo, representando os campi do IFMA, além de depoimentos do Fórum da Política de Assistência Estudantil e da proposta de resolução da nova política de assistência estudantil, disponíveis no canal de YouTube e no site do IFMA respectivamente. A conclusão do estudo é que o Instituto não realizou o monitoramento do Plano Institucional de Combate a Evasão/Retenção à Evasão Escolar e que na elaboração do Plano Institucional de Permanência e Êxito foi percebido a busca de uma maior interação da Reitoria do IFMA com os campi e em seguir as diretrizes dos documentos-base. A partir dos resultados da pesquisa é importante destacar que, para o processo de avaliação e monitoramento da política, é necessário o uso de indicadores e que a Instituição realize ações em relação a equipe multiprofissional, aos alunos e à formação dos professores que lecionam nesses cursos.

Presidente - 2573658 - VITOR EDUARDO VERAS DE SANDES FREITAS
Externo à Instituição - LUCIANA DA CONCEICAO FARIAS SANTANA - UFAL
Externo à Instituição - OSÉIAS SANTOS DE OLIVEIRA - UTFPR
Notícia cadastrada em: 17/03/2022 16:08