Banca de QUALIFICAÇÃO: JEAN CARLOS DA SILVA SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN CARLOS DA SILVA SOUSA
DATA: 26/09/2022
LOCAL: Banca na modalidade remota. O Link da sala será divulgado em data próxima ao exame.
TÍTULO: A IMPLANTAÇÃO DO DIPLOMA DIGITAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI): uma análise da eficiência do gasto público na era da informação
PALAVRAS-CHAVES: Diploma digital; Eficiência de custos; UFPI.
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Administração

Nos últimos anos o Brasil tem enfrentado um aumento considerável dos gastos públicos e os sucessivos rombos no orçamento parecem ter se tornado rotina. Frente a isso, a crise fiscal acentuada com a pandemia de Covid-19 obrigou massivos dispêndios financeiros e sucessivas aberturas de créditos extraordinários. Não obstante, as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) vêm sofrendo com diversos cortes orçamentários gerando incertezas sobre seu funcionamento, prestação de serviços e assistência estudantil. A alta carga tributária e a morosidade na prestação dos serviços públicos têm causado insatisfação aos usuários, fazendo com que o poder público passe a adotar estratégias que tornem esses serviços mais eficientes, com mais qualidade e com menor custo. Nesse contexto, tem-se a adoção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), reflexo da era da informação. No âmbito do Ministério da Educação (MEC), foi instituído o diploma digital nas universidades e institutos federais. Assim, este trabalho investiga como essa implantação está ocorrendo na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Nessa direção, questiona-se: como a implantação do diploma digital impacta na eficiência da UFPI? De modo que o objetivo da pesquisa é identificar como a implantação impacta no orçamento da UFPI. Pretende-se, dessa forma, dar uma abordagem de compreensão qualitativa aos resultados. Trata-se de pesquisa de caráter exploratória, com investigação documental e análise de conteúdo de entrevistas semiestruturada com gestores locais. Os sujeitos da pesquisa são cinco entrevistados, sendo quatro envolvidos diretamente com o objeto da pesquisa e um de forma indireta. Seis categorias de análise foram estabelecidas e espera-se uma redução significativa nos custos do processo de emissão de diploma, bem como redução do prazo para finalização do processo.

Presidente - 1979907 - ALEXANDRE RABELO NETO
Interno - 1787957 - EULALIO GOMES CAMPELO FILHO
Externo à Instituição - VIRGÍLIO CÉZAR DA SILVA E OLIVEIRA - UFJF
Notícia cadastrada em: 20/09/2022 20:18