Banca de QUALIFICAÇÃO: FERNANDA MARIA DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: FERNANDA MARIA DE OLIVEIRA
DATA: 07/12/2017
LOCAL: Sala de Reunião da Direção do Campus
TÍTULO: A atuação do psicólogo no atendimento às queixas escolares do Ensino Superior
PALAVRAS-CHAVES: queixa escolar; atuação do psicólogo escolar; Ensino Superior.
ÁREA: Psicologia

A queixa escolar refere-se aos problemas na escolarização que são históricos e culturalmente produzidos no contexto educacional e pela sociedade, em todos os níveis de ensino. A compreensão desse fenômeno será discutida nesta pesquisa sob uma perspectiva da Psicologia Escolar crítica, considerando-se o Ensino Superior como um cenário favorável e desafiador para a inserção do psicólogo nesta área, apontando a necessidade de rompimento com práticas tradicionais de atendimento e o surgimento de novas concepções sobre o processo de escolarização e os problemas escolares que culminam na queixa escolar. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (CEP UFPI), com Parecer de nº 2.164.820. O presente estudo buscará compreender a atuação do psicólogo no atendimento à queixa escolar do Ensino Superior, em uma instituição pública do Piauí. Apresenta como objetivos específicos: elaborar o perfil do psicólogo desta instituição, considerando sua formação e sua atuação no Ensino Superior; caracterizar as queixas escolares de universitários; identificar, no conjunto de práticas dos psicólogos da instituição, aproximações e distanciamentos da área da Psicologia Escolar e Educacional no Ensino Superior; e, investigar as estratégias desenvolvidas pelos psicólogos na Educação Superior no atendimento à queixa escolar. Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório-descritivo. O estudo será realizado com oito profissionais distribuídos em cinco campi da instituição, lotados no Serviço Escola de Psicologia e nos Núcleos da Assistência Estudantil. Será utilizado o materialismo histórico-dialético que fundamenta a psicologia histórico-cultural, fornecendo subsídios essenciais como base teórica e método, para a realização desta pesquisa. Para a coleta de dados serão utilizados questionários sociodemográficos e entrevistas semiestruturadas. O questionário para identificar o perfil sociodemográfico dos participantes abordará questões relacionadas à formação profissional, tempo de graduação, instituição formadora, atuação em equipe multiprofssional, público-alvo e tempo de serviço na instituição. O roteiro de entrevista semiestruturada será o instrumento para coletar dados referentes à caracterização do processo de trabalho, trajetória profissional, compreensão sobre a queixa escolar do Ensino Superior e desafios da prática profissional na instituição. Na análise dos dados será feita uma caracterização sociodemográfica dos participantes por meio do software SPSS, versão 21. Além disso, será realizada a apreciação dos seguintes documentos: decretos federais, resoluções, portarias, estatutos, regimentos, regulamentos, manuais operacionais, relatórios dos serviços, prontuários, ficha funcional da instituição, a fim de descrever as atribuições dos psicólogos que atuam no Ensino Superior. Para realizar a análise documental utilizar-se-á a metodologia da análise de conteúdo, em que um texto é estudado tendo em vista sua inserção em um contexto social mais amplo. Já para a análise dos dados advindos das entrevistas será utilizado o IRAMUTEQ (Interface de R pour les Analyses Multidemensionelles de Textes et de Questionnaires) que permitirá analisar os dados textuais calculando-se desde a frequência de palavras (lexicografia básica) até análises multivariadas, por meio da classificação hierárquica descendente e análises de similitude. Pretende-se com esse estudo, contribuir com a discussão sobre a queixa escolar do Ensino Superior, apresentando concepções teóricas e práticas que contribuam para o entendimento de uma visão crítica sobre esse fenômeno, nesse contexto.

Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - LUCIANA MARIA MAIA VIANA - UNIFOR
Interno - 2441003 - RAQUEL PEREIRA BELO
Notícia cadastrada em: 06/12/2017 20:05