Banca de QUALIFICAÇÃO: IRIANE DO NASCIMENTO ROSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: IRIANE DO NASCIMENTO ROSA
DATA: 08/11/2018
LOCAL: Sala de Aula do Mestrado
TÍTULO: Inventário de ansiedade escolar versão reduzida (sai-sv): evidências psicométricas no Piauí
PALAVRAS-CHAVES: Ansiedade Escolar; Adolescência; Psicometria; Piauí.
ÁREA: Psicologia

A ansiedade tem sido apontada como um dos transtornos com ocorrência significativa na fase da infância e adolescência. Podendo ser compreendida como um sentimento vago, desconfortável de medo e aflição, proveniente da antecipação de um perigo eminente de causa desconhecida ou estranhas, com sintomas de preocupação e pensamentos de ameaças futuras, envolvendo respostas cognitivas, evitação e repostas motoras, bem como tensões musculares e respostas fisiológicas. Um dos aspectos que tem merecido destaque são as pesquisas envolvendo ansiedade em ambiente escolar, que é entendida quando contextos e situações escolares geram respostas emocionais, cognitivas, psicofisiológicas e comportamentais, em que os indivíduos as interpretam como desagradáveis e ameaçadoras. No nível cognitivo, a ansiedade escolar, apresenta-se através de pensamentos negativos relacionados a situações vivenciadas no ambiente escolar. Em termos psicofisiológicos a ansiedade se manifesta através de sintomas produzidos pelas alterações do Sistema Nervoso Autônomo e o Sistema Nervoso Somático. Já a comportamental manifesta-se por respostas de evitação e fuga frente a estímulos e contextos ansiogênicos. Apesar da ansiedade escolar não ser propriamente um transtorno, pesquisas têm sido desenvolvidas objetivando a compreensão deste e alguns fenômenos característicos desse ambiente. Na mesma direção destes, e considerando importância de se contar com medidas que permitam operacionalizar e medir construtos psicológicos, a presente pesquisa tem como objetivo principal avaliar evidencias psicométricas do Inventário de ansiedade escolar versão reduzida (SAI-SV) para o contexto piauiense, para tanto, serão desenvolvidos dois estudos empíricos, independentes, e de caráter psicométrico. No estudo I, intitulado “Medidas precisas do Inventário de ansiedade escolar: um estudo de análise exploratória”, serão explorados modelos fatoriais, da medida, existentes na literatura. Uma amostra de 200 estudantes será utilizada, estes responderão a SAI-SV e perguntas sociodemográficas. As coletas acontecerão após as autorizações necessárias e serão realizadas em salas de aula. Os softwares R e Factor serão usados para análises de dados. No estudo II, denominado de “Inventário de ansiedade escolar: Uma proposta de uma versão abreviada”, buscarse-á a comprovação da estrutura latente do inventário, bem como propor-se-á uma versão menor. Para tanto estima-se contar com 200 estudantes do ensino médio. Todos responderão a SAI-SV, versão validada no Estudo 1, e a coleta será realizada nas salas de aula. O pacote R será utilizado para realizar as análises fatoriais confirmatórias e análise dos itens via Teoria de Resposta ao Item.

Presidente - 2730053 - EMERSON DIOGENES DE MEDEIROS
Interno - 1816247 - PALOMA CAVALCANTE BEZERRA DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 027.888.154-84 - JORGE ARTUR PEÇANHA DE MIRANDA COELHO - UFAL
Notícia cadastrada em: 06/11/2018 11:35