Banca de QUALIFICAÇÃO: CAROLINA MARTINS MORAES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CAROLINA MARTINS MORAES
DATA: 20/08/2019
LOCAL: Sala do PSIQUED
TÍTULO: O Psicólogo Escolar na Educação de Jovens e Adultos (EJA): concepções, formação e perspectivas de atuação
PALAVRAS-CHAVES: Formação do psicólogo; atuação; Psicologia Escolar e Educacional; Educação de Jovens e Adultos.
ÁREA: Psicologia

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é constituída na atualidade, como uma modalidade de ensino que atende alunos que nunca obtiveram escolarização, que estão passando pelo analfabetismo funcional, escolarização incompleta ou mesmo em situação de defasagem educacional. A partir do referencial-teórico da Psicologia Histórico-Cultural, é preciso pensar sobre o perfil do profissional de Psicologia para esse contexto educativo e que ações formativas vêm sendo desenvolvidas para subsidiar sua atuação junto às políticas educacionais voltadas para essa modalidade. Destarte, este estudo tem por objetivo analisar a formação e atuação em Psicologia Escolar frente às Políticas Educacionais voltadas para a Educação de Jovens e de Adultos (EJA). Como objetivos específicos: caracterizar o perfil docente e as ações formativas desenvolvidas no que se refere à interface Psicologia Escolar e Educacional e EJA no Brasil; apreender como a EJA é compreendida na visão de professores-pesquisadores do Brasil; analisar como a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para formação e atuação de Psicólogos na EJA. Este estudo utiliza o método de pesquisa materialista histórico-dialético. Tem por cenário a Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e como participantes: doze professores-pesquisadores de diversas regiões do país, que vêm desempenhando um papel formativo, político e de produção de conhecimento, nos âmbitos do Ensino Superior e/ou Pós-Graduação, no que diz respeito aos temas Psicologia, Educação, e Políticas Públicas Educacionais. Os instrumentos utilizados foram: 1) questionário de dados sócio demográficos e profissionais, para a caracterização do perfil docente e as práticas formativas voltadas para EJA por eles desenvolvidas, e também, 2) roteiro de entrevista semiestruturada, com vista a apreensão de como a EJA é compreendida no cenário brasileiro, e análise de como a Psicologia Escolar e Educacional pode contribuir para formação e atuação de Psicólogos na EJA. Análise dos dados ocorreu através da constituição de eixos de análise, a partir da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural, seguindo as seguintes etapas: i) apreensão do real imediato; ii) descrição empírica; iii) descrição teórica; iv) estabelecimento da unidade de análise central do objeto de pesquisa, e por fim, o v) retorno à realidade dos dados para explicá-los, com isso, pretende-se superar a descrição e explicar o fenômeno a partir do movimento singular, particular e universal. Esse estudo foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com número de parecer 2.708.259. Para análise dos dados obteve-se os seguintes eixos analíticos: a) Perfil docente e currículo em PsicologiaEscolar e Educacional; b) A prática formativa em Psicologia Escolar e Educacional voltadas para EJA; c) A EJA na compreensão dos professores de Psicologia Escolar e Educacional, que evidenciam os processos de fracasso escolar; d) Psicologia e EJA: perspectiva para formação e atuação profissional, que aponta para os processos de aprendizagem e desenvolvimento na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural. Os resultados revelam que no campo da Psicologia Escolar e Educacional há uma predominância de professoras com ampla formação e experiência docente. As ações formativas voltadas para EJA vem ocorrendo através da ensino, pesquisa e extensão, mas principalmente no âmbito da pesquisa. A EJA é compreendida por meio do fenômeno do fracasso escolar e entende-se que contribuições da Psicologia Escolar, tanto para formação quanto para atuação junto a EJA, ocorrem pela mediação de processos de aprendizagem que promovem desenvolvimento em consonância com o que defende a Psicologia Histórico-Cultural. Conclui-se com isso que o presente estudo propicia a análise da formação e atuação do psicólogo escolar junto a EJA, expondo as ações formativas e perspectivas de atuação. Evidencia também, como a Psicologia Escolar pode contribuir com os processos educativos na EJA tendo em vista os diversos atores escolares. Este estudo fornece, portanto, subsídios para o fomento de políticas públicas específicas para EJA e inserção do psicólogo escolar nesta modalidade, e corrobora também, para pesquisas posteriores sobre a temática, principalmente, no que diz respeito a interface Psicologia e EJA.

Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - NILSON BERENCHTEIN NETTO - UFU
Interno - 2441003 - RAQUEL PEREIRA BELO
Notícia cadastrada em: 10/07/2019 13:42