Banca de QUALIFICAÇÃO: ERNANDES BARBOSA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ERNANDES BARBOSA GOMES
DATA: 02/09/2019
LOCAL: Auditório Oeste - CMRV/UFPI/UFDPar
TÍTULO: Elaboração e evidências de validade e precisão da Escala de Vitimização de Bullying (EVB)
PALAVRAS-CHAVES: Vitimização, bullying verbal, bullying físico, bullying relacional, cyberbullying.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

O bullying é um comportamento negativo e intencional, que ocorre repetidamente e é dirigido a alguém que tem dificuldades em se defender. Sua manifestação ocorre de duas formas: direta (físico e verbal) e indireta (relacional e cyberbullying). Com isso, o objetivo desta pesquisa foi elaborar a Escala de Vitimização de Bullying – EVBque permite avaliar bullying em seus quatro tipos de manifestação (verbal, físico, cyber e relacional). Para isso foram realizados dois estudos independentes: Estudo I. Elaboração e evidências de validade e precisão da escala de vitimização de bullying. Participaram 248 crianças com maioria do sexo feminino (51.2%), com idade média de 12 anos todos do ensino fundamental de escolas públicas de Luís Correia – PI. Todos responderam à versão preliminar da EVB de 30 itens e um questionário sociodemográfico. Com o Factor 9.2 realizou-se Análise Paralela para verificar a unidimensionalidade que foi evidenciada em cada fator. Com isso, foi verificado a análise dos parâmetros do item via TRI para escolher os 16 itens mais informativos e compor a versão final da EVB. Estudo II. Comprovação da estrutura fatorial da EVB. Participaram 345 alunos do ensino fundamental de escolas públicas de Parnaíba-PI com faixa etária entre 10 e 14 anos. Todos responderam à versão final da EVB. O modelo apresentou índices de ajuste satisfatórios: χ² = 132,04, p = 0,01; gl = 98 (Razão χ²/gl = 1,34), CFI = 0,99, TLI = 0,98, RMSEA = 0,03, pclose = 0,99 (IC 90% = 0,015 - 0,045). A consistência interna da EVB foi α = 0.91 e ω = 0.88. Os resultados apoiam uma estrutura de quatro fatores reunindo evidências de validade e consistência interna e poderá ser usada em contextos escolares na investigação de vitimização de bullying.

Presidente - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Interno - 1867530 - SANDRA ELISA DE ASSIS FREIRE
Externo à Instituição - VALDINEY VELOSO GOUVEIA - UFPB
Notícia cadastrada em: 28/08/2019 10:52