Banca de DEFESA: ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA

DISCENTE: ELLERY HENRIQUE BARROS DA SILVA
DATA: 12/02/2021
LOCAL: Plataforma Google Meet (online)
TÍTULO: Violência nas escolas públicas do Piauí na perspectiva dos estudantes: uma análise a partir da Psicologia Histórico-Cultural
PALAVRAS-CHAVES: Violência escolar; Escolas públicas; Piauí; Psicologia histórico-cultural.
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia

As discussões acerca da violência nas escolas têm se ampliado ao longo dos tempos, tal fenômeno necessita uma maior contextualização dos acontecimentos em torno dos campos sociais, para compreender como ela é produzida e reproduzida dentro do espaço educacional. Entende-se por violência escolar como uma manifestação histórico-cultural que age de forma multifacetada, nela estão associados os elementos culturais e sociais praticadas pelos membros pertencentes ao meio escolar (docente, discente, servidores, comunidade). Dentre tais ações, podem-se inferir as brigas, as discussões, os danos ao patrimônio público, as relações de conflitos interpessoais, as agressões físicas, psicológicas, virtuais, e a violência simbólica. Nessa perspectiva, as mudanças socioeconômicas e socioculturais ocorridas na sociedade têm sido um condicionante para as modificações no entorno da escola. Em razão disso, emerge o questionamento: qual a frequência da violência nas escolas públicas do Piauí a partir da perspectiva dos estudantes em relação a família, os professores, os funcionários e a estrutura física? Com o intuito de responder esse questionamento a presente pesquisa objetiva investigar a relação da frequência de violência nas escolas públicas do Piauí com a perspectiva dos estudantes e em relação com a família, os professores, os funcionários e a estrutura física. Além de: realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a violência escolar no cenário brasileiro; verificar evidências psicométricas de validade e precisão dos itens que mensuram violência nas escolas públicas do Piauí; identificar a prevalência da violência dos estudantes nas escolas públicas do Piauí relacionada com os professores; averiguar a relação entre a presença e orientação das famílias dos estudantes com as situações de conflitos em decorrência da violência no ambiente escolar; e analisar a relação da prevalência de violência dos estudantes com a satisfação dos funcionários e com a estrutura física nas escolas públicas do Piauí. Essa pesquisa foi aprovada no Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da Universidade Federal do Piauí, conforme número do parecer: 3.502.770. Trata-se de um estudo do tipo documental, que analisou os documentos do banco de dados da Unidade de Gestão e Inspeção Escolar/UGIE da Secretaria do Estado de Educação/SEDUC. Foram analisados os 57.906 documentos de registros das 21 Gerências Regionais de Educação/GRE do estado do Piauí. Após a coleta, os dados foram organizados em planilhas e posteriormente, analisados por meio do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 21, através deste, foram realizadas as análises descritivas, seguida de uma análise fatorial exploratória e foi verificada a consistência interna por meio do índice de alfa de Cronbach, também foi realizado um teste t e correlações. Os resultados seguem apresentados por meio de estudos. No Estudo 1, por meio da revisão sistemática acerca da violência nas escolas, revelou-se que o maior número de pesquisas se concentra em estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil, além de uma ampla variedade de pesquisas quanto às abordagens (qualitativos, quantitativos e métodos mistos) e diversidade de procedimentos e instrumentos de investigação (entrevistas, aplicação de escalas, questionários, observação) sobre o objeto de estudo. O Estudo 2, uma pesquisa com documentos, analisou-se que dentre as violências mais frequentes estão: a verbal, a moral, a material e a social. Quanto ao gênero dos participantes, os estudantes do sexo masculino pontuam mais (propensos a serem agressores e vítimas) se comparado às estudantes do sexo feminino. Já o Estudo 3 pretende trazer reflexões acerca da violência escolar sob a perspectiva dos estudantes piauienses, sobretudo relacionando-se com os professores, com as famílias, com os funcionários e com a estrutura física. À vista disso, acredita-se que a presente investigação poderá subsidiar programas e políticas públicas educacionais voltadas para a segurança, bem-estar dos atores e atrizes sociais da escola, formação continuada de educadores, promoção de cultura de paz na escola e na família. A fim de que possam colaborar para o desenvolvimento de uma escola mais segura, democrática e potencialmente transformadora.

Externo à Instituição - BRENO DE OLIVEIRA FERREIRA - UFAM
Interno - 2730053 - EMERSON DIÓGENES DE MEDEIROS
Presidente - 1859186 - FAUSTON NEGREIROS
Externo à Instituição - RICARDO NEVES COUTO - UNIRB