Notícias

Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA TERESA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA TERESA RODRIGUES DE OLIVEIRA
DATA: 06/07/2021
HORA: 08:30
LOCAL: Plataforma Google Meet (online)
TÍTULO: O (re)conhecimento da mulher pescadora no enfrentamento dos conflitos socioambientais em comunidades pesqueiras.
PALAVRAS-CHAVES: Conflitos Socioambientais. Comunidades Tradicionais. Comunidades Pesqueiras. Mulheres pescadoras.
PÁGINAS: 58
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Psicologia
RESUMO:

Os conflitos socioambientais é uma realidade vivenciada por muitas comunidades tradicionais. Essas comunidades se espalham por todo o litoral brasileiro, que nas últimas décadas vem enfrentando transformações e impactos em suas terras e modos de vida; essas localidades vem sendo alvo de explorações desenfreadas em larga escala dos recursos naturais de seus territórios, que geram conflitos entre as populações que ali habitam e empreendimentos especulativofinanceiro-imobiliário e turístico. Entre as comunidades tradicionais, destacamos as comunidades pesqueiras que se tornaram alvo de tensões decorrentes de uma série de transformações locais impostas pelo atual mecanismo do mercado adotado, afetando diretamente o processo da pesca artesanal e será tema de nossa pesquisa. Nas últimas décadas cresceu o desenvolvimento de organizações coletivas por pescadores(as), destacando a presença de mulheres frente a decisões locais no combate dos conflitos socioambientais de suas comunidades. Essa pesquisa trata-se de um estudo exploratório, descritivo, de caráter qualitativo a acerca do papel da mulher pescadora no enfrentamento dos conflitos socioambientais em comunidades pesqueiras. O estudo será dividido em duas etapas, a primeira uma pesquisa documental, realizada a através de sites, blogs, entre outros, essa técnica surge afim de se obter uma visão ampla desses conflitos em diferentes comunidades pesqueiras do país; a segunda etapa conta com um estudo de caso, para compreensão do contexto piauiense, com realização de entrevistas semiestruturadas com marisqueiras do município de Ilha Grande de Santa Isabel/PI que compõem a Associação de Catadores de Mariscos de Ilha Grande. Esse trabalho busca ampliar a discussão sobre a problemática e contribuir para futuras pesquisas sobre o tema.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ALYNE MARIA BARBOSA DE SOUSA - IFPI
Interno - 2231565 - ANTONIO VLADIMIR FELIX DA SILVA
Presidente - 1774313 - JOAO PAULO SALES MACEDO
Notícia cadastrada em: 21/06/2021 10:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb05.ufpi.br.instancia1 28/09/2022 06:18