Últimas Notícias
Banca de DEFESA: EDIVAN SOUSA CARDOSO
Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: EDIVAN SOUSA CARDOSO
DATA: 17/12/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório João Benicio de Melo Neto
TÍTULO: TRIGOBOT: um aplicativo baseado em design para o ensino de funções trigonométricas no ensino médio
PALAVRAS-CHAVES: aplicativo Trigobot; funções trigonométricas; Pesquisa Baseada em Design; robótica educacional.
PÁGINAS: 59
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Matemática
RESUMO:

Este trabalho apresenta as duas primeiras fases de uma Pesquisa Baseada em Design dedicada ao desenvolvimento do aplicativo Trigobot, um produto educacional inovador para o ensino significativo de funções trigonométricas no ensino médio brasileiro, objetivando fundamentar teoricamente as potencialidades pedagógicas dessa ferramenta tecnológica que integra robótica simulada (CoppeliaSim), linguagem Python e gamificação educacional. A pesquisa, fundamentada nos pilares teóricos da aprendizagem significativa de Ausubel, mediação tecnológica e gamificação, conduziu na fase de análise a identificação sistemática de obstáculos epistemológicos, procedimentais e afetivos no ensino de trigonometria através de revisão crítica de literatura, e na fase de design ao desenvolvimento completo e iterativo (cinco versões refinadas) do aplicativo Trigobot com suas múltiplas representações sincronizadas (algébrica, gráfica e espacial 3D) e conjunto estruturado de atividades didáticas gamificadas com progressão de complexidade. Os resultados teóricos evidenciam o potencial pedagógico do aplicativo Trigobot para estabelecer pontes cognitivas sólidas entre conceitos matemáticos abstratos e manifestações visuais concretas no movimento robótico, promovendo aprendizagem significativa, pensamento computacional e habilidades metacognitivas, particularmente ao permitir manipulação interativa de parâmetros com feedback visual imediato e contextualizações significativas. Conclui-se que, embora as fases subsequentes de implementação empírica e validação com estudantes reais ainda não tenham sido realizadas, limitação metodológica explicitamente reconhecida, o trabalho oferece contribuições substantivas em dimensões teórica, metodológica, tecnológica e pedagógica ao campo da educação matemática, demonstrando viabilidade de inovação pedagógica com recursos limitados através de softwares livres, e indicando claramente os próximos passos essenciais para transformar potencialidades teóricas em conhecimento empiricamente validado através das fases 3 e 4 da DBR (Pesquisa Baseada em Design).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 038.***.***-92 - ALEXANDRE BEZERRA DO NASCIMENTO LIMA - UESPI
Interno - 2238934 - ANTONIO KELSON VIEIRA DA SILVA
Interno - 1649681 - AURINEIDE CASTRO FONSECA
Presidente - 1930139 - CLEIDINALDO AGUIAR SOUZA

Cadastrada em: 16/12/2025
Mais Notícias
Processos Seletivos Veja abaixo os processos seletivos disponíveis para nosso Programa de Pós-Graduação.
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 27/07/2025 - 01/08/2025 · Matrícula para o período 2025.2.
  • 12/08/2025 · Início do período letivo 2025.2.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb06.ufpi.br.instancia1 17/12/2025 20:13