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Apresentação
A Educação Nacional apoia-se sob princípios da igualdade de condição para o acesso e permanência na escola; a liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; a garantia de padrão de qualidade; gratuidade de ensino público, entre outros, conforme o disposto no art. 3º da Lei 9.394 de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) bem como o artigo 206 da Constituição Federal Brasileira (BRASIL, 1988; BRASIL, 1996). A proposta de Curso de Especialização em Atendimento Educacional Especializado (AEE), ora apresentada, tem convergência com a atual proposta de educação inclusiva, que é garantida desde a Constituição Federal de 1988, art.208, na qual assegura-se aos discentes o atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino, realidade ratificada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, que reafirma o direito à educação, garantido pela Constituição Federal (BRASIL, 1988).
Embora as escolas estejam implementando a legislação propositiva e inclusiva, estas propostas, por si só, não garantem a viabilização dos projetos de acessibilidade, mudanças das práticas pedagógicas e a implementação de suportes que promovam a inclusão, nesse sentido, percebesse a urgência em qualificar profissionais que possam contribuir com o processo de inclusão e transformação dos saberes, práticas e ações da educação escolar, se propondo a construir as condições de inclusão dos/as discentes público- alvo da educação especial (PAEE), que são aqueles com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas habilidades/superdotação. Nesse sentido, o AEE objetiva promover um atendimento educacional que vá além dos
currículos escolares, e que são necessários para a transposição das barreiras que limitam o acesso ao saber. Utilizando-se de estratégias teórico- metodológicas diversificadas das que são normalmente utilizadas nas rotinas escolares, privilegiando durante os momentos de ensino, atividades lúdicas, jogos e brincadeiras criativas. Desse modo, esse curso pretende, possibilitar a formação de profissionais habilitados para desenvolver conhecimentos da complexa cadeia psíquica, atentos às possibilidades de observação do pensamento criativo, interativo, imaginativo e corporal- cenestésico, considerando as inteligências múltiplas.
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Coordenação do Curso
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CARLA ANDREA SILVA
Telefone/Ramal:
9970-7414
E-mail:
carlandrea@ufpi.edu.br
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MARIA DILMA ANDRADE VIEIRA DOS SANTOS
Telefone/Ramal:
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