Banca de QUALIFICAÇÃO: TERESA CRISTINA DE OLIVEIRA PORTO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: TERESA CRISTINA DE OLIVEIRA PORTO
DATA: 27/05/2024
LOCAL: PARECER TÉCNICO CAPÍTULO TEÓRICO
TÍTULO: ESPAÇOS DA ALTERIDADE NA FILMOGRAFIA DE NADINE LABAKI: uma leitura das relações de poder materializadas no tecido espacial
PALAVRAS-CHAVES: Alteridade. Cinema mundial. Espaço. Nadine Labak.
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras

A partir da década de 90, o cinema contemporâneo passou a apresentar novas formas de visibilidade, proporcionando protagonismo a temáticas antes marginalizadas. Surge, assim, uma cinematografia que revela novos sujeitos sociais, como as mulheres de países em desenvolvimento, refugiados, sobreviventes de guerras, imigrantes e estrangeiros. Considerando a relevância social atualmente do cinema, esta pesquisa tem como objetivo analisar a representação política do espaço na filmografia de Nadine Labaki, argumentando que a estrutura espacial delineada em suas obras possibilita o desenvolvimento de experiências diversas, contribuindo para a compreensão da alteridade humana. No âmbito deste estudo, serão considerados três filmes de Labaki: Caramelo (2007), E Agora, Aonde Vamos? (2011) e Cafarnaum (2018). A obra cinematográfica de Labaki converge com a categoria que Andréa França (2003) vem a definir de "cinema mundial". Com uma abordagem política e social enfática em suas produções, assim como se observa em outros cineastas, como o iraniano Majid Majidi e o brasileiro Walter Salles. Nesse contexto, a hipótese que conduz esta investigação é a de que os filmes de Labaki constituem uma espécie de materialização estética da sociedade islâmica, visto que opta por retratar espaços que fortalecem a vivência de personagens excêntricos em meio a uma sociedade assinalada por estruturas opressoras. Esses espaços alternativos desafiam as convenções sociais e desmantelam suas estruturas centralizadoras. Além disso, a pesquisa também explora a discussão sobre a experiência religiosa, em particular o desafio do fundamentalismo nas duas principais crenças: cristianismo e islamismo. O estudo também aborda as relações de território, considerando o conceito de espaço vital na reprodução de uma civilização. O contexto histórico das narrativas também é relevante, incluindo a chegada de refugiados sírios ao Líbano, o pós-guerra civil e o conflito árabe-israelense. O cinema, especialmente este viés de cinema político, é visto como um meio de reflexão sobre as crises contemporâneas, sobretudo, àquelas imbricadas nos dilemas de território e poder. Para ampliar a compreensão do objeto de estudo, a pesquisa se baseia em fontes primárias e secundárias que explicam as áreas relevantes. No que diz respeito à linguagem cinematográfica, a abordagem é guiada pelos estudos de Martin (2005). A análise do conceito de espaço é embasada nas ideias de heterotopia e alteridade de Foucault (1987) e Lévinas (2005), que concebe alteridade a partir da relação ética do eu com o outro; também serão apreciadas as concepções de espaço de Lefebvre (2008), Bourdieu (1990) e Santos (2006). Para a análise simbólica do espaço e sua relação com o sagrado religioso, são exploradas as contribuições de Eliade (2010). Para compreender as relações de território e poder, são consideradas as teorias de Costa (2006) e Foucault (1979). Assim, este estudo pretende destacar como as representações dos tecidos espaciais na filmografia de Labaki possibilitam o desenvolvimento de experiências heterogêneas, promovendo o entendimento da alteridade humana.

Presidente - 1626700 - CARLOS ANDRE PINHEIRO
Interno - 1550705 - LUIZIR DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - FELICIANO JOSE BEZERRA FILHO - UESPI
Notícia cadastrada em: 27/05/2024 07:16