EVENTOS DO PPGEL

EVENTOS DO MESTRADO EM LETRAS

 

I CONVALLE

25, 26 e 27 de Outubro de 2016

 

Há alguns anos, o grupo de pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES) tem conduzido estudos sobre variação/diversidade linguística e sobre as práticas de letramentos e de alfabetização em escolas e na comunidade, particularmente em Teresina, capital do estado do Piauí. Certamente, as pesquisas realizadas pelos integrantes desse grupo têm contribuído para o reconhecimento dessas práticas comunicativas legítimas que se encontram na base de qualquer prática humana, seja na escola, seja na comunidade.

Atualmente, as discussões e as reflexões do grupo LES sobre a construção do conhecimento científico produzido na universidade motivam o interesse em organizar um evento como esse. Nesse contexto, o I CONGRESSO NACIONAL DE VARIAÇÃO/DIVERSIDADE LINGUÍSTICA E LETRAMENTOS (I CONVALLE) propõe-se a ampliar a divulgação dessas pesquisas e promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem com vistas ao desenvolvimento científico-tecnológico do conhecimento produzido por pesquisadores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES), seja do Piauí, seja dos demais estados da federação brasileira.

 Espera-se que a divulgação do conhecimento interdisciplinar nesse evento possa, também, fortalecer as ações de pesquisas desenvolvidas por grupos de pesquisas, uma das grandes metas das agendas contemporâneas das universidades, especialmente do Piauí, assim como promover a publicação desses estudos em revistas e periódicos de circulação nacional.

 Pretende-se com este evento: fortalecer as pesquisas do grupo de pesquisa LES sobre Variação/Diversidade Linguística e Letramentos; propiciar debates sobre linguagens e os processos de ensino-aprendizagem de língua com foco na relação escola, linguagem e sociedade; promover o diálogo entre os diversos estudos afins à área de linguagem enquanto prática social em diferentes ambientes; e contribuir para a difusão do conhecimento científico e tecnológico das instituições de ensino superior do estado do Piauí.

 A divulgação do conhecimento e a troca de experiências entre os pesquisadores participantes poderão culminar com a produção conjunta entre os pesquisadores participantes do evento.


Poster do Convalle


III COGITE - Colóquio de Estudos sobre Gêneros e Texto

 

O III COGITE — Colóquio de Estudos sobre Gêneros e Texto — é um evento de divulgação de pesquisas e de discussão teórica sobre gêneros e textos e suas relações com a vida social.  As pesquisas desenvolvidas no último ano de atividade do Núcleo são divulgadas e discutidas com outros pesquisadores e estudantes e com dois conferencistas externos convidados. O foco central do evento é possibilitar aprofundamento na temática de gêneros e textos e discutir resultados de pesquisa.

A realização do III COGITE atende à necessidade da promoção de reuniões científicas que visem discutir temáticas bem delimitadas de modo a se avançar teórica e metodologicamente na abordagem de fenômenos da vida sociocultural no Piauí. Este evento também se justifica face à necessidade de fortalecer os grupos e núcleos de pesquisa locais — caso do Núcleo Cataphora — contribuindo para a formação e fixação de jovens pesquisadores em nosso Estado.

                Objetivos:

· Divulgar os fundamentos teóricos e as ferramentas metodológicas da Teoria Retórica de Gênero e das Teorias sócio-discursivas de viés bakhtiniano.

· Divulgar as pesquisas produzidas no interior do Núcleo de Pesquisa Cataphora (UFPI), notadamente aquelas que visam o estudo da forma (estrutura), do propósito e do tema dos mais diversos gêneros.

· Promover um espaço de discussão teórico-metodológica de questões que gravitam em torno das práticas sociais de linguagem.


Público-alvo: Mestrandos, especialistas e graduandos na área de letras e áreas afins das Instituições de Ensino Superior.

Período de realização: 12 e 13 de dezembro de 2013

Local de realização: CCHL, Campus Ministro Petrônio Portela – UFPI – Teresina (PI)

Carga Horária: 16 h

Nº de Vagas: 150

Maiores informações: www.coloquiocogite.com.br

www.cataphora.com.br


BATE-PAPO LINGUISTICO

A CONSTRUÇÃO DO OBJETO NA PESQUISA LINGUÍSTICA

Júlio Araújo (UFC)  

 
No dia 13 de setembro do corrente na sala de vídeo 02 do CCHL ocorrerá o bate-papo linguístico “A Construção do Objeto na Pesquisa Linguística” com o professor pós-doutor Júlio César Araújo (UFC). O evento é promovido pelo Mestrado em Letras e tem o apoio do núcleo Cataphora.
Resumo da palestra:
A CONSTRUÇÃO DO OBJETO NA PESQUISA LINGUÍSTICA (Júlio Araújo)
Uma análise que venho desenvolvendo de dissertações e teses já defendidas mostra que, nesses trabalhos, o processo de construção do objeto de estudo não tem sido satisfatoriamente detalhado pelos autores desses trabalhos, pois a tendência parece ser a de que o objeto é sempre algo dado e que, em função disso, não precisa ser construído textualmente pelo pesquisador. Devido a essas observações, pergunto: o que é um objeto de pesquisa? Não basta dizer, por exemplo, que a pesquisa é sobre gênero textual digital ou sobre blog, ou sobre chats para termos um objeto definido? Como então se constrói textualmente um objeto de pesquisa? Nesta palestra, portanto, não pretendo responder a essas questões, mas problematizá-las epistemologicamente. Por isso, além de discutir sobre a noção do que é um objeto de pesquisa, proponho como metodologia de construção textual do objeto uma técnica simples, mas vigorosa, que eu chamo de quadro norteador de pesquisa (QNP).
___________________________
Informações sobre o palestrante:

Júlio Araújo é professor adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da UFC. Pesquisador, coordena o grupo de pesquisa Hiperged. Atua na área de Linguística Aplicada em interface com Pragmática, Linguística Textual e as Teorias Críticas do Discurso. Atualmente, é coordenador do GT de Linguagem e Tecnologias da ANPOLL e membro dos conselhos consultivos da ALAB e da ABEHTE.



SIMPÓSIO SOBRE REFERENCIAÇÃO, SIGNIFICAÇÃO E VARIAÇÃO

No dia 1º de Julho de 2013 acontecerá no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI o Simpósio de Referenciação, Variação e Significação. Este simpósio é realizado por meio de um convênio firmado entre a Universidade Federal do Piauí e a Universidade Federal de Minas Gerais através do programa Procad-NF oferecido pela CAPES. Neste evento teremos apresentações envolvendo as áreas de referenciação, variação linguística e significação correspondentes a três linhas de pesquisa existentes nos estudos de linguagem do Mestrado em Letras da UFPI.
Os professores palestrantes serão: Luiz Francisco Dias (UFMG), Maria Luiza Cunha Lima (UFMG), Regina Peret (UFMG), Francisco Alves Filho (UFPI), Maria Auxiliadora Ferreira Lima (UFPI) e Catarina de Sena da Costa (UFPI).  
 
INSCRIÇÃO
 
As inscrições serão realizadas via email no período compreendido entre os dias 24 e 30 de junho. Para isto você deverá preencher o formulário disponíbilizado no site do evento.
 
Email para inscrição e informações: simposio.rvs@gmail.com

 

 

JORNADA DE ESTUDOS LÉXICO-GRAMATICAS ENUNCIATIVOS
 
PERÍODO: 6 e 7 de Junho
PROFESSORES CONVIDADOS:
PROFA.DRA. JANETE BESSA (PUC-RJ)_
PROFA. DRA. MÁRCIA CRISTINA ROMERO LOPES (UNIFESP)
 
Público Alvo: alunos do Mestrado em Letras e alunos da graduação e professores
 
Coordenação: Profa.Dra. Maria Auxiliadora Ferreira Lima
Organização: Grupo GETOPE
APOIO: Mestrado em Letras
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - STI/UFPI - (86) 3215-1124 | © UFRN | sigjb04.ufpi.br.sigaa 16/04/2024 11:04