À MODA DA ESTAÇÃO: A CONSTRUÇÃO DISCURSIVA DE TENDÊNCIAS DE MODA NAS EDIÇÕES BRASILEIRAS DAS REVISTAS VOGUE E ELLE
Discurso. Moda. Produção de Sentidos. Revistas.
No presente estudo, procuramos analisar como as tendências de moda são construídas a partir das revistas de moda brasileiras Vogue e Elle. Para tanto, trabalharemos com 24 edições de ambas as revistas. O objeto a ser analisado serão as matérias que retratam as tendências nas revistas citadas, publicadas no de 2014; serão analisadas, portanto, matérias de 24 edições. Poderão compor o nosso objeto de estudo as matérias de capa, quando elas trouxerem informações acerca de tendências. Adotaremos como método a Análise de Discurso Crítica (ADC), levando em consideração a produção de sentidos, a utilização da linguagem, bem como as posições dos sujeitos dentro de uma cena discursiva. Com relação à estrutura, no primeiro capítulo discutiremos acerca de discurso e o método que conduzirá nossa pesquisa. No segundo capítulo, discorremos sobre a o universo da moda, contextualizando-a e trazendo suas implicações nos dias de hoje. A dissertação será composta ainda por um capítulo que tratará sobre revistas, com destaque as revistas brasileiras Vogue e Elle, e um capítulo destinado à análise. Traremos para nossa discussão as contribuições de autores como: Fairclough (1997, 2001, 2012), Thompson (2011), Van Dijk (1997, 2008), Bakhtin (1997, 2006), Ducrot (1987), Benveniste (2006), Lipovetsky (1989), Svendsen (2010), Barthes (2009), dentre outros.