OS SENTIDOS CONSTRUÍDOS POR ADOLESCENTES SOBRE A VIOLÊNCIA MIDIATIZADA NO MMA
Adolescentes; Artes Marciais; Violência
Nos últimos cinco anos uma nova modalidade de esporte tomou de assalto a televisão brasileira. O MMA, sigla para Artes Marciais Mistas, tornou-se em pouco tempo um fenômeno de audiência, provocando a disputa entre as emissoras brasileiras de sinal aberto e fechado pelos direitos de transmissão dos combates. O esporte cuja base é a violência física explícita ganhou posição de destaque na grade de programação como produto de entretenimento televisivo chegando assim aos lares de indivíduos dos mais diferentes estratos sociais, graus de instrução e faixas etárias. Para além do sucesso e alcance do MMA como entretenimento televisivo, esta pesquisa objetiva estudar os sentidos construídos pelos adolescentes sobre a violência inerente nas lutas do esporte de combate UFC/MMA transmitidas pela televisão bem como explorar a construção do MMA como espetáculo midiatizado pela televisão, conhecer os sentidos produzidos pela audiência a partir do consumo do MMA como produto midiático por aquele meio de comunicação, analisar de que maneira os sujeitos se apropriam dos sentidos construídos a partir do MMA e por fim refletir sobre que conceito de violência os eles constroem a partir da recepção midiática do MMA. Trata-se de uma pesquisa qualitativa em forma de estudo de recepção, que utiliza a técnica de Grupo Focal para a produção de dados junto aos sujeitos, cujo processo de coleta dá com o uso da entrevista em profundidade. Em seguida promove-se uma análise do conteúdo das falas dos sujeitos seguindo critérios de categorização.