REGIONALIZAÇÃO E WEBJORNALISMO: o regional nas notícias do portal Cidade Verde – Teresina, PI
Globalização; Regionalização; Webjornalismo Regional. Portais de notícias Cidade Verde.
Na globalização observa-se o fenômeno da regionalização no qual assuntos regionais e locais passam a ganhar mais destaque na mídia por ser um atrativo para o público e também por conseguir anunciantes. O processo de globalização da comunicação traz mudanças nos fluxos informacionais e também em áreas do conhecimento como é o caso do jornalismo que com o advento da internet e das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) passa a ter sua linguagem e conteúdos modificados fazendo surgir o webjornalismo com suas peculiaridades, dentre elas a ascensão de portais de notícias. Estes mesmo tendo a pretensão de serem difusores globais, uma vez que qualquer pessoa com acesso à internet pode acessá-los, também se atentaram ao processo da regionalização o que resultou na prática do webjornalismo regional, modalidade a mais de produção e veiculação de conteúdos jornalísticos na internet voltados para aspectos locais e regionais. Embora os estudos sobre mídia regional no Brasil sejam mais recorrentes em relação à região Sudeste do país como aponta Fadul (2006), faz-se necessários novos direcionamentos acerca do assunto para que se possa ter conhecimento da realidade e diversidade das mídias em outras regiões do país. É justamente na tentativa de mostrar um estudo de mídia regional diferenciado, esquivado da região Sudeste aonde se concentram a maioria das pesquisas científicas sobre o assunto, que essa pesquisa se propõe. A partir disso, este trabalho analisa o portal Cidade Verde, pertencente a um grupo de comunicação já consolidado no Estado do Piauí. Nesse sentido, configura-se como objetivo geral desta pesquisa analisar a inserção de questões regionais no conteúdo noticioso do portal Cidade Verde, Teresina – PI, a partir da análise das notícias em destaque na home page, refletindo sobre um possível processo de regionalização trilhado pelo veículo. A partir de então são objetivos operacionais: (1) refletir sobre os conceitos de global, regional e local, bem como os antecedentes históricos que os relacionam, tendo como alicerce o contexto midiático voltado para o webjornalismo regional; (2) averiguar a existência de um projeto de regionalização do Grupo Cidade Verde voltado ao webjornalismo, expresso no conteúdo do portal; (3) identificar a abrangência dos conteúdos veiculados no portal Cidade Verde (se é local, regional, nacional ou global); (4) verificar o tratamento jornalístico dado às questões regionais no conteúdo do portal, observando-se critérios como temáticas abordadas e fontes consultadas, além de outras categorias para análise tais como origem das informações, recursos interativos e multimidiáticos que o portal apresenta. Para consecução dos objetivos propostos, realiza-se pesquisa de natureza qualitativa, de cunho descritivo, recorrendo-se à pesquisa bibliográfica e a análise de conteúdo categorial, a partir dos pressupostos elencados por Laurence Bardin (1977), expoente da área. A mídia regional pode ser representada por uma variedade de suportes que vão do meio tradicional impresso às tecnologias de radiodifusão e digitais, sendo que os portais jornalísticos estão entre os tipos mais comuns. Assim, ao optarem pela regionalização os portais de notícias possuem o propósito de oferecer uma cobertura que reflete o dia-a-dia de cada população, o que faz com que a informação difundida tenha um caráter de proximidade e sentimento de pertencimento junto ao leitor.