Jornalismo; Literatura; Narrativa; Revista Litericultura.
O presente trabalho tem como objetivo analisar os sentidos produzidos pelas narrativas presentes na Revista Litericultura, que circulou no Piauí entre os anos de 1912 e 1913. O primeiro pressuposto que devemos atentar no estudo das narrativas é evidenciar que narrar implica sempre em uma construção, que por sua vez trabalha sobre o princípio da verossimilhança. É fundamental que se entenda que as narrativas nunca poderão apreender o todo ou chegar ao “que realmente foi”, já que são construções e textos em aberto – onde cabe aqui o ciclo mimético de Ricoeur (2010). Por isso a verossimilhança indica em que medida a estrutura do enredo (ou a tessitura da intriga) são plausíveis dentro do universo criado pelo autor. Desenvolveremos este trabalho adotando o conceito de narrativa a partir da perspectiva de Ricoeur (2010), Genette (2011) e Todorov (2006). Faremos uma análise qualitativa dos escritos utilizando como metodologia o círculo hermenêutico com base em Ricoeur (2010). Não podemos desconsiderar que mesmo com o exercício de um jornalismo que se alia à literatura na busca por uma abordagem profunda dos assuntos cotidianos, será uma interpretação, um recorte e não a realidade incontestável dos fatos. Nesse sentido, a Revista Litericultura projeta a sociedade piauiense do início do século XX ao passo que também aponta para o mundo idealizado pelo autor.