Jornalismo; Interesse público; Discursos; Jornalismo impresso
Baseada nesta e em outras normas éticas do exercício do jornalismo que esta pesquisa visa analisar a noção de interesse público nas matérias dos cadernos Cidade dos três jornais diários de Teresina: O Dia, Meio Norte e Diário do Povo do Piauípublicadas de janeiro a dezembro de 2015.
Para identificar esta noção, parte-se da hipótese de que os jornais constroem, através de discursos, uma noção de interesse público e que esta produz sentidos. A metodologia a ser usada é a análise de discursos comparada sob a luz de Milton José Pinto quando diz que o analista de discursos é um detetive sociocultural e a análise dos textos deve partir do contexto em que eles estão inseridos.
Como forma de identificar o cerne do conceito de interesse público, a pesquisa baseou-se nos estudos de Habermas sobre a esfera pública que trouxe grandes contribuições em torno das relações entre sociedade civil, as origens e as perspectivas da democracia e o impacto dos meios de comunicação de massa sobre a formação da vontade nas sociedades democráticas.
A partir destes estudos, a pesquisa visa a traçar um comparativo com os conceitos construídos nos jornais e identificar quais as estratégias discursivas usadas por ele para aproximação dos seus leitores.