Realizado entre 21 e 23 de setembro, o evento "A historicidade dos processos comunicacionais: IV Encontro de Grupos de Pesquisa Brasileiros”. O evento tem por intuito discutir os processos comunicacionais do ponto de vista da historicidade. A programação do encontro foi ainda precedida pelo pré-evento “I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação”, que teve suas atividades desenvolvidas nos dias 19 e 20 de setembro no auditório Salomé Cabral (CCE/UFPI).
A primeira mesa trouxe a temática “Linguagem, sentido e figuras do contexto na historicidade de fenômenos comunicacionais”. A conferência foi mediada pela Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Profa. Dra. Ana Regina Rêgo.
Na quinta (22) aconteceram as mesas “A instabilidade temporal do contexto: perspectivas em diálogo” e “Comunicação, Historicidades e Temporalidades” nos horários de 9 às 11h e 11 às 13h, respectivamente. No turno da tarde foi a vez dos palestrantes das mesas de Perfomance e memória em expressões audiovisuais e O controle do corpo feminino no Encontro com Fátima Bernardes.
Na sexta(23) o evento teve ainda duas mesas que debateram o tema Narrativa e Temporalidade na imprensa brasileira.
Contando com a participação de 16 palestrantes, o evento envolveu o esforço de 5 grupos de pesquisas e de 7 Instituições de ensiono superior.
O IV Encontro de Grupos de Pesquisas Brasileiros foi organizado pelo Núcleo de Pesquisa em Jornalismo e Comunicação (NUJOC/UFPI), Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFPI) e teve o apoio da UFPI, CAPES, CNPQ e FAPEPI.