O presente trabalho tem por objetivo compreender as práticas jornalísticas em torno o jornalismo de moda em O Estado e O Dia na década de 1970. Partindo da hipótese de que neste período, no Brasil e no Piauí, ainda não havia propriamente o gênero “jornalismo de moda” de forma definida, a moda se fazia presente nos jornais através das editorias femininas e/ou colunas sociais. Por meio do referencial teórico que discute jornalismo, jornalismo de moda, produção do acontecimento e da metodologia da Análise do Discurso e da História Oral, faz-se uma análise das matérias veiculadas com conteúdo de moda a fim de entender as práticas discursivas que foram construídas pelos profissionais responsáveis por escrever editoriais femininos e coluna social nos dois periódicos piauienses. O recorte temporal da pesquisa é a década de 1970, período caracterizado por grandes transformações políticas, econômicas e sociais no Brasil e que também marcam o mundo da moda, imprimindo estilos e movimentos que balizaram toda uma geração, como o estilo hippie, o rock roll, discoteca e a influência de filmes e músicas no vestuário das mulheres. Desta maneira, é possível afirmar que a década de 1970 é um período de modificações tanto para o “universo fashion” porque o prêt-à-porter se consolida no país, quanto para os impressos, pois estes passam a conferiram visibilidade para a temática da moda, constituindo importante faceta para as práticas jornalísticas em torno do processo de introdução do jornalismo de moda no Piauí.