Os espaços de participação do público nos telejornais têm sido ampliados de diferentes maneiras. A participação é incentivada pelos apresentadores, que oferecem números de whatsapp e endereços de redes sociais para contato direto e imediato, um cenário oportunizado em tempos de comunicação em rede. Compreender como se dá a apropriação dessa participação pelos telejornais piauienses foi o desafio lançado por esta pesquisa, que tem como base a Economia Política do Jornalismo. O estudo teve como observáveis os telejornais: Piauí TV 1ª edição (TV Clube, afiliada da Rede Globo); Jornal do Piauí (TV Cidade Verde, afiliada do SBT); Agora (TV Meio Norte – rede regional); e Bancada Piauí (TV Antena 10, afiliada da Rede Record). Recorremos à pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo, pesquisa de campo e pesquisa exploratória para chegar aos resultados, dentre os quais podemos destacar: a participação do público é apropriada de forma superficial, ficando comprovada a sua utilização como estratégia mercadológica para atrair audiência e ou patrocinadores. Por meio do estudo, também foi possível identificar guetos de participação nos telejornais analisados e constatar que propiciam a inserção de mensagens relacionadas principalmente a reclamações sobre serviços públicos e trivialidades.