As práticas jornalísticas da atualidade estão inseridas nos contextos da tecnologia e do processo de convergência midiática, principalmente na internet. Isto faz com que faz os meios de comunicação busquem a integração dos seus suportes midiáticos, reorganizando estratégias empresariais, fluxos de conteúdos e ações profissionais. Desse modo, a presente dissertação tem como objetivo geral analisar as marcas do processo de convergência no webjornalismo dos portais piauienses Cidade Verde e G1/PI, a fim de entender como este processo contribui para a construção dos conteúdos noticiosos dos referidos veículos. Os objetivos específicos são: - analisar o conteúdo noticioso dos portais, a partir das matérias, em destaque na homepage, originadas de outros veículos do grupo, identificando as marcas do processo de convergência; - identificar de que forma as estratégias jornalísticas e empresariais de convergência são adotadas e postas em práticas nos portais; - comparar os aspectos positivos e negativos das marcas do processo de convergência praticado pelos portais. Parte-se, assim, das seguintes hipóteses de pesquisa: - os portais Cidade Verde e G1/PI apresentam em seus conteúdos noticiosos características de um webjornalismo marcado pela simples transposição de conteúdos entre veículos do mesmo grupo, com pouca ou nenhuma adaptação de linguagem específica para a web, o que reflete uma redundância nas matérias publicadas; - os profissionais que trabalham nos referidos portais, na maioria das vezes, conhecem estratégias eficientes para realizarem uma convergência de acordo com o que recomendam os estudiosos da área, mas não incorporam tais estratégias às rotinas de produção noticiosa; - tanto o portal Cidade Verde como o G1/PI veiculam conteúdos noticiosos com características multiplataforma, integrando suportes distintos do mesmo grupo, mas sem adaptar de forma estratégica seus conteúdos às especificidades do ambiente online e do processo de convergência na internet. O referencial teórico inclui autores que trabalham as temáticas do webjornalismo e do processo de convergência midiática, tais como Barbosa (2002; 2005; 2009), Jenkins (2001; 2009), Salaverría (2005), dentre outros. Os procedimentos metodológicos incluem a técnica da Análise de Conteúdo (AC), para análise das matérias jornalísticas dos portais, bem como o recurso da entrevista, a ser realizada junto aos profissionais que trabalham nos portais analisados.