Esta versão parcial da dissertação faz uma análise de como os radiojornalísticos matinais teresinenses Jornal da Clube (FM Clube Teresina 99,1), Notícias da Boa (Rádio Jornal Meio Norte 90,3), Jornal da Teresina 1ª Edição (Teresina FM 91,9) e Acorda Piauí (Rádio Cidade Verde 105,3) constroem os discursos e trabalham as especificidades do contrato de leitura proposto por Verón (2004) para estabelecer o vínculo com o ouvinte. A amostra dos programas totaliza 20 programas (com 2 horas em média de áudio, tempo equivalente a duração de cada um dos programas) com a veiculação compreendida no período de 10 julho a 11 de agosto de 2017. O aporte teórico-metodológico utilizado fundamenta-se na Teoria dos Discursos Sociais, utilizando autores como Pinto (2002) e Verón (2004), e nos estudos de rádio propostos por inúmeros autores a exemplo de Ferraretto (2007;2014), Klöckner (2011), Kroth (2010), entre outros, assim como no conceito de jornalismos, postulados em Lopes (2004), enquanto práticas discursivas produzidas, que circulam e são consumidas sob a lógica de um processo dinâmico e articulatório. A metodologia utilizada é a Análise de discursos. Deste modo, analisa-se como são organizadas e quais são as estratégias que envolvem a produção radiofônica das referidas emissoras diante dos acontecimentos de uma sociedade em processo de vias de midiatização, ou seja, conforme postula os estudos de Verón (2004) e Fausto Neto (2008), para o entendimento da ambiência em que ocorre um processo interacional de referência no qual a mídia se constitui como um organizador, um direcionador na construção social.