A convergência midiática tem provocado diversas modificações no modo de fazer jornalismo, não apenas do ponto de vista tecnológico, mas também pela integração das redações e dos conteúdos, alterando as rotinas profissionais e empresarias. No Piauí, a produção e distribuição de conteúdos convergentes ainda é um desafio para os veículos de comunicação, visto que a tecnologia sozinha não garante uma melhor qualidade da informação. Desta forma, a presente pesquisa tem o objetivo geral de analisar como ocorre o processo da convergência de conteúdos e a interatividade nos portais de notícias piauienses O Dia e Meio Norte. Os objetivos específicos são: - identificar os recursos multimidiáticos e a linguagem utilizada, a fim de estabelecer em qual fase/geração do webjornalismo encontra-se cada um dos referidos portais; - identificar como é realizada a convergência dos conteúdos provenientes dos outros veículos dos grupos para os respectivos portais; - analisar o tipo de interação entre portal e leitores, por meio dos comentários das notícias da homepage dos veículos estudados; - comparar o tipo de convergência de conteúdo e a interatividade praticados pelos portais piauienses O Dia e Meio Norte.Assim, a pesquisa se justifica pela forma como a web, a convergência midiática e a interatividade estão transformando os modos de fazer jornalismo e como as mudanças culturais e sociais nas práxis dessa atividade levantam reflexões propulsoras para esse estudo. Diante disso, a escolha do tema parte da inquietação em analisar como a imprensa piauiense, por meio dos portais estudados, tem contribuído para modificar as práticas sociais e culturais provocadas pela convergência midiática, bem como pela inquietação em identificar em qual fase do webjornalismo encontram-se os portais estudados. O referencial teórico é composto por autores que estudam questões relacionadas ao webjornalismo, como Canavilhas (2001; 2006; 2014), Jenkins (2008), Salaverria (2005; 2009; 2010; 2014), dentre outros. Quanto à definição dos procedimentos metodológicos, a pesquisa é quantitativa e qualitativa, utilizando a técnica da Análise de Conteúdo (AC) para analisar as matérias convergentes da homepage dos veículos estudados, bem como utiliza também o método comparativo para identificar semelhanças e diferenças na forma como os portais O Dia e Meio praticam a convergência de conteúdos e a interatividade.