Esta dissertação tem por objetivo propor e analisar cinco indicadores-chave que ajudem a sistematizar o processo produtivo administrativo, operacional e gestor de rádios universitárias. A partir dos indicadores “independência”, “laboratorial”, “experimentalismo”, “interesse público” e “divulgação científica” é feito a pesquisa de campo nas rádios universitárias localizadas nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, ligadas às universidades federais do Piauí, Sergipe, Amapá, Tocantins e Roraima, todas consignadas pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O problema da pesquisa é a ausência de indicadores-chave nas rádios universitárias que contribuam para a formação e fortalecimento do segmento enquanto sistema de radiodifusão público. Parte do referencial teórico que conta, dentre outros, com Deus (2003), Zuculoto (2012), Mustafá e Kischinhevsky (2017), Martin-Pena (2016) e Pieranti (2019). sugere que as rádios universitárias objetivam servir de instrumento de ensino-aprendizagem para os estudantes, ser um meio para a divulgação científica produzida no ambiente acadêmico, e atender premissas como independência, autonomia financeira-editorial e pluralidade na programação e gestão, por serem rádios públicas. A investigação se deu por meio de revisão bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise documental com os diretores das emissoras, alunos, professores e servidores técnicos e terceirizados.