Entre 2008 e 2018, a presença de internet nos domicílios brasileiros cresceu de 18% para quase 68% segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 96% dos brasileiros possuem um smartphone de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL). O IBGE também informa que 56% dos usuários de internet a utilizam para ler jornais, revistas ou notícias online. Além disso, a rede permitiu um barateamento de custos de produção e circulação de notícias que possibilitou o surgimento de diversos veículos webjornalísticos, incluindo meios locais que cobrem pequenas e médias cidades do Piauí. A partir desse contexto, esta dissertação busca mapear nos 11 municípios mais populosos de cada Território de Desenvolvimento do estado do Piauí (Campo Maior, Corrente, Floriano, Oeiras, Parnaíba, Paulistana, Piripiri, São Raimundo Nonato, Uruçuí e Valença) como o meio webjornalístico com maior audiência formata seu modelo de negócio. Para atingir tal objetivo, utiliza-se a Economia Política do Jornalismo que tem foco nas relações de poder que constituem produção, distribuição e consumo na área com base no paradigma teórico da Economia Política da Comunicação e nas Teorias do Jornalismo. A partir dessas concepções, considera-se modelos de negócios como os meios utilizados por empresas e trabalhadores jornalísticos criarem valor a audiências e anunciantes. O viés crítico e marxista da pesquisa aponta a influência das mudanças por que passa o modo de produção capitalista e da centralidade das indústrias de rede no cenário comunicacional contemporâneo sobre os mecanismos de criação de valor. Assim, por meio do materialismo histórico dialético, das pesquisas documental e bibliográfica, do questionário fechado e da observação sistemática dos diversos canais de circulação dos meios Blog do Carlson Pessoa, Piripiri Repórter, Portal de Olho, Portal V1, Piauí Notícias, Riachão Net, Mural da Vila, Notícias de Uruçuí, Corrente é Notícia, Fábio Nascimento Notícias e Portal SRN. trabalha-se com a hipótese de que os modelos de negócios desses acompanham as características dos webjornalísticos locais de todo o mundo com adaptações à realidade do interior piauiense por causa de elementos como população, seu índice de desenvolvimento, riqueza, distribuição de renda, da representatividade dos setores de produção na economia, o acesso à internet, entre outros.