Ao receber o status de instituição constituinte da sociedade a partir da configuração social do que se entende por modernidade, a mídia, através dos meios de comunicação, se legitima como uma importante voz para a propagação e elaboração de discursos próprios. Difundindo não apenas modelos de sujeitos, mas também imprimindo modos desses indivíduos atuarem e interagirem no seio social, o discurso midiático contribui para a hegemonização de formas de organização de uma sociedade. Um desses pontos que forma um grupo social e estrutura as relações ali entrelaçadas é o gênero, que não é rígido e muito menos pré-discursivo, mas sim fruto de um processo de aprendizagem por meio dos vários discursos que permeiam os sujeitos, como o midiático. Ao passo que os meios de comunicação, mantidos, em sua maioria, por empresas particulares e inseridos na lógica capitalista de monetização e geração de lucro constante, se utilizam da sua validação social para difundir discursos com pretensões hegemônicas, também lançam mão de estratégias de conexão com o público para ratificar a referida validação e conquistar a sua manutenção financeira. É partindo dessa premissa que a aspiração maior desta pesquisa se conjectura: como o gênero se estabelece enquanto estratégia de criação/manutenção dos vínculos dos leitores que saem do escopo de leitura da Turma da Mônica e passam a Turma da Mônica Jovem, cujas narrativas são, assumidas por nós, marcadas pelo gênero e todas as questões que o cercam. Assim, este trabalho busca realizar um estudo de ordem qualitativa e comparativo entre as duas séries de revistas em quadrinhos mencionadas por meio da abordagem teórico-metodológica do contrato de leitura, conceito desenvolvido por Eliseo Verón com o intuito de descrever as estratégias usadas pelos meios para criar uma relação quase íntima com o seu público-alvo. Para isso, neste relatório de qualificação, apresentamos, no segundo capítulo, discussões e perspectivas acerca do gênero enquanto conceito e marcador e marca social com base nos percursos que melhor contemplam os estudos aqui pretendidos. No terceiro capítulo, discutimos a relevância dos discursos na configuração social e a introdução dos estratagemas utilizados pela mídia para legitimar seu conjunto discursivo. Por fim, uma breve prospecção com as próximas etapas a serem realizadas.