No contexto da sociedade atual as redes sociais digitais tornam-se ferramentas de uso cotidiano não só para o entretenimento, mas também para o consumo de notícias. Elas tornam-se ferramentas jornalísticas, sendo empregadas desde o processo produtivo e apuração, até a distribuição dos conteúdos noticiosos para os públicos de interesse. Nesse contexto, é necessário entender como os jornalistas e veículos de comunicação se apropriam das redes sociais digitais como ferramenta jornalística. Assim, a pesquisa tem como objetivo geral analisar como as redes sociais digitais Facebook e Instagram são utilizadas para distribuir conteúdos noticiosos do portal Cidade Verde e a forma como estas redes influenciam o processo de produção de notícias no portal. Além disso, são objetivos específicos: - verificar se os conteúdos noticiosos nas redes sociais Facebook e Instagram do portal Cidade Verde são produzidos especificamente para estas redes; - identificar se o Facebook e o Instagram estão incorporados à rotina produtiva do portal Cidade Verde e se alteram os modos de produção noticiosa; - analisar o papel dos jornalistas do portal Cidade Verde no processo de produção e distribuição da notícia através das redes sociais Facebook e Instagram; - identificar como o portal estudado explora as ferramentas multimidiáticas disponibilizadas pelas redes sociais Facebook e Instagram para o compartilhamento de conteúdos noticiosos. Teoricamente o trabalho segue ancorado principalmente por Barbosa (2009; 2013), Canavilhas (2001; 2014), Jenkins (2014) e Mielniczuk (2003), dentre outros. Metodologicamente é feita uma abordagem quantitativa e qualitativa, uma vez que é necessário mensurar quantitativamente as postagens do veículo objeto de estudo nas redes sociais digitais e também analisar o conteúdo das referidas postagens de forma qualitativa. Já no que se refere ao nível da pesquisa, será empregada a pesquisa descritiva. Sendo assim, para que os objetivos deste estudo sejam alcançados, os procedimentos metodológicos incluem, além da pesquisa bibliográfica, o estudo de caso, a análise de conteúdo (AC), a entrevista em profundidade e a análise comparativa. Através da análise de conteúdo e dos dados coletados nas entrevistas será possível entender como o portal Cidade Verde utiliza o Facebook e o Instagram como ferramenta jornalística.