Mercantilização dos espaços noticiosos nos impressos piauienses: os discursos do jornalismo tensionados pelo mercado.
Mercado. Jornalismo. Discursos. Local.
RESUMO
A proposta histórica de legitimação do jornalismo é informar os fatos que afetam os modos institucionais e pessoais de ser na sociedade. No entanto, o mercado local, tem ao longo da última década, colocado em xeque este modus operandi histórico ao comercializar espaço para interesses pessoais e mercadológicos na inserção de notícia que circula com aparência de informação de interesse social nos jornais. Tendo como pressupostos as questões da Teoria dos Discursos Sociais, busca-se investigar como se dá a mercantilização dos espaços noticiosos nos impressos piauienses. Como essa prática afeta a produção do jornalismo e, ainda, as estratégias utilizadas pelos veículos para trazer para si a condição de produtor de sentidos que em tensão com os discursos jornalísticos acabam por interferir na produção noticiosa, provocando tensão entre mercado e prática jornalística.