RADIOJORNALISMO HIPERMIDIÁTICO NO PIAUÍ: análise da convergência e multiplicidade da oferta
Radiojornalismo, Convergência midiática, Fase da Multiplicidade da Oferta, Economia Política da Comunicação, Hipermediações.
A pesquisa estuda fundamentalmente a formação e a estruturação da produção de conteúdos no mercado do radiojornalismo hipermidiático no Piauí, focando principalmente em como os formatos produtivos se apresentam nas fases da Multiplicidade da Oferta e convergência midiática. Deste cenário, analisa-se o conteúdo produzido e suas diferentes plataformas e como tais mecanismos são adotados pela indústria radiofônica piauiense, principalmente na emissora Teresina FM, objeto deste estudo de caso. Periodiza-se a trajetória do rádio brasileiro com o foco especial nas estratégias econômicas e empresariais. Desenvolve-se a dissertação a partir da Economia Política da Comunicação, seguindo este referencial teórico também se incorpora a contribuição dos estudos em comunicação digital, no sentido de compreender os elementos da convergência midiática. Sob esse porto seguro, aborda-se a relação entre economia, comunicação e os processos produtivos versados nas indústrias midiáticas, e como esses trâmites desempenham uma função eficaz no âmbito do capitalismo contemporâneo. O radiojornalismo hipermidiático e sua produção são entendidos como inovação, principalmente pelo fato de atualizarem o modelo tradicional na produção radiofônica. O que proporciona uma maior rentabilização para as empresas de comunicação que estão envolvidas nesse processo de remodelação da estrutura produtiva do rádio. No decorrer do estudo, dois conceitos são chaves para todo o processo analítico: a convergência midiática e a Fase da Multiplicidade da Oferta, porque arregimentam a linha de compreensão para a transformação da produção de conteúdos no mercado piauiense do radiojornalismo, que siga o caminho do modelo das hipermediações. Realiza-se desse modo uma abordagem metodológica analítica e descritiva, revisando, levantando e observando os elementos referentes a teoria e como estão presentes no objeto, isso acontece por meio da análise documental, bibliográfica, do conteúdo propriamente e de fontes diversas. Com as análises observa-se um mercado do radiojornalismo preocupado com as transformações e exigências econômicas-tecnológicas-culturais e que investe massivamente numa produção de conteúdos que garante uma maior mobilidade entre os produtores e os consumidores do radiojornalismo. A investigação também aponta que os conteúdos multimídia existem mas de uma forma ainda reticente entretanto em expansão. E por fim, a produção de conteúdos jornalísticos no rádio hipermidiático do Piauí acompanha os momentos históricos da fase da multiplicidade da Oferta e convergência midiática.