O presente estudo tem como objetivo geral analisar os discursos de consumo de moda
produzidos por Tiktokers que publicam diariamente conteúdos relacionados ao universo da
moda dentro da rede social Tiktok. Para tanto, construímos um corpus a partir de conteúdos
publicados no ano de 2021 e 2022 nos perfis das(os) Tiktokers @jordannamaia,
@leleburnier, @maluborgesm e @arthurfreixo. Como recorte temporal foram escolhidos os
meses de setembro, novembro e dezembro do ano de 2021, e janeiro e fevereiro do ano de
2022. Adotamos como método a Análise de Discurso Crítica (ADC) a partir de Fairclough
(2001), levando em consideração a produção de sentidos, a utilização da linguagem, bem
como as posições dos sujeitos dentro de uma cena discursiva, sob um olhar crítico. Dentro
do marco teórico discute-se a história da moda e seus instrumentos para criar desejo na
sociedade, que impulsionam a moda como consumo. Apresenta-se o TikTok como suporte
midiático que informa, entretém, discute-se também o seu papel significativo no processo de
democratização e disseminação da moda na contemporaneidade. Como referenciais,
destaca-se autores como: Castells (2001), Lipovetsky (2005;2006;2007), Pierre Lévy
(2000), Diana Crane (2006), Debord (2003), Sibilia (2008), Canclin (2006), João Braga
(2022).